Redes do tipo Abrikosov formadas por moléculas orgânicas na superfície de grafite

bi-coroneno11x11-100K-5ns

Acaba de ser publicado no Volume 1663 do MRS Proceedings (link abaixo), em co-autoria com o Prof. Paulo Noronha Lisboa-Filho, do Departamento de Física da UNESP em Bauru, SP, o trabalho completo intitulado “Abrikosov-like lattices in organic crystals on graphite surface“.

O trabalho consiste do estudo da formação espontânea de estruturas auto-organizadas de moléculas orgânicas na superfície de grafite. Verificamos a formação de redes hexagonais, similares às chamadas redes de Abrikosov de vórtices magnéticos em materiais supercondutores, independente da forma das moléculas orgânicas. Ao todo estudamos a formação de estruturas hexagonais de 4 tipos de moléculas orgânicas: coroneno, pireno, pentaceno e a molécula C28H14 que tem uma forma quadrada. Embora essas estruturas só se formem a temperaturas aproximadamente 100 K, só foi considerado interações do tipo de van der Waals entre as moléculas e a superfície e entre elas.

O artigo pode ser acessado através do link: http://journals.cambridge.org/action/displayAbstract?fromPage=online&aid=9230312&fulltextType=RA&fileId=S1946427414003765

ou fornecido por mim a pedido: afonseca “at” ifi.unicamp.br

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.