Sociedade Brasileira de Física destaca o artigo da Nature Comm.: Evolução em espuma nanoestruturada de grafeno

fig6

A sociedade Brasileira de Física (SBF) destacou na semana de 14 de agosto de 2014, o artigo publicado na Nature Communications:

Vinod, Soumya, Tiwary, Chandra Sekhar, da Silva Autreto, Pedro Alves, Taha-Tijerina, Jaime, Ozden, Sehmus, Chipara, Alin Cristian, Vajtai, Robert, Galvao, Douglas S, Narayanan, Tharangattu N, Ajayan, Pulickel M: Low-density three-dimensional foam using self-reinforced hybrid two-dimensional atomic layers. Em: Nature communications, vol. 5, 2014.

Como descreve a publicação:

Trata-se de avanço considerável no desenvolvimento de espumas projetadas em escala nanoscópica (milionésimo de milímetro) visto que estruturas de baixa densidade obtidas anteriormente, com características geométricas semelhantes, revelaram instabilidades.

Os pesquisadores da Universidade Rice, nos Estados Unidos, planejaram e conduziram os experimentos, que envolveram a concepção de uma espuma tridimensional usando duas camadas atômicas híbridas bidimensionais, feitas de óxido de grafeno reforçado camada de nitreto de boro hexagonal. A estrutura porosa resultante atingiu uma densidade ultrabaixa (cerca de 1/400 da do grafite), e testes das propriedades mecânicas e térmicas da espuma revelaram melhorias consideráveis com relação a espumas feitas só de óxido de grafeno.

Os físicos Pedro Alves da Silva Autreto e Douglas S. Galvão, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), deram suporte teórico ao trabalho através de modelos computacionais que simularam e permitiram analisar as propriedades da espuma. O artigo foi publicado em 29 de julho na revista “Nature Communications

Agradecemos a atenção da SBF, em especial ao Salvador Nogueira, com o nosso trabalho.

Fonte: Sociedade Brasileira de Física – Evolução em espuma nanoestruturada de grafeno