Pesquisa

2013 - Atual
Raios cósmicos ultra-energéticos e o Observatório Pierre Auger
 
Descrição: Os pesquisadores argentinos e brasileiros participantes deste projeto de pesquisa em cooperação são integrantes da Colaboração Pierre Auger. Os principais objetivos científicos do Observatório Pierre Auger são medir com precisão o espectro dos raios cósmicos a energias acima de 1 EeV, determinar sua composição e identificar potenciais fontes através da análise de suas direções de chegada. Os primeiros resultados do Observatório já possibilitaram avanços cruciais neste campo, confirmando a presença da supressão no espectro que é esperada a energias acima de 50 EeV, a existência a existência de anisotropias acima dessas energias, evidenciadas por uma correlação entre as direções de chegada e as posições de galáxias ativas próximas, a evidência de uma alteração na composição, tendendo para mais pesada para maiores energias, e também limites para a fração de fótons e neutrinos. Todos esses resultados comprovam a eficácia de medição do Observatório Auger, que será ainda aumentada com a acumulação de mais eventos detectados nos próximos anos e com as melhorias introduzidas com novos detectores. O desenvolvimento deste projeto visa, em particular, incrementar essa colaboração entre os pesquisadores dos grupos das instituições participantes, explorando os seus conhecimentos específicos, bem como as experiências nas múltiplas análises abordadas. Em especial, destaca-se a marcante experiência dos pesquisadores do grupo de Bariloche nas análises de anisotropia e no estudo da influência dos campos magnéticos sobre as trajetórias dos raios cósmicos durante a sua propagação desde as fontes até a Terra. Como o grupo brasileiro também vem se dedicando a tais estudos durante os últimos anos, visamos juntar esforços para aprimorar ainda mais as análises, além de torná-las mais abrangentes envolvendo também grandezas que sejam indicadoras da composição dos raios cósmicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (2) .Integrantes: Carola Dobrigkeit Chinellato - Coordenador / José Augusto Chinellato - Integrante / Ernesto Kemp - Integrante / Selmi-Dei, D. Pakk - Integrante / Anderson Campos Fauth - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Cooperação.

2010 - Atual
ESTUDO DOS RAIOS CÓSMICOS DE MAIS ALTAS ENERGIAS COM O OBSERVATÓRIO PIERRE AUGER
 
Descrição: O projeto de construção e operação do Observatório Pierre Auger é uma obra desenvolvida em colaboração internacional, envolvendo pesquisadores de instituições em dezessete países. O Observatório Auger tem como objetivo principal o estudo de raios cósmicos na faixa de energias em torno e acima de 1018 eV. Presentemente, esses raios cósmicos são as partículas de mais alta energia já observadas na natureza. Os dados experimentais obtidos no Observatório permitem dar passos importantes no entendimento de origem, processos de aceleração, propagação desde as fontes até a Terra, composição e espectro energético desses raios cósmicos de energias ultra altas. Em seu projeto original, o Observatório está concebido como constituído de dois sítios, um em cada hemisfério terrestre, visando a cobertura total do céu. O sítio sul do Observatório está localizado próximo à cidade de Malargüe, na Argentina, e teve sua construção concluída em junho de 2008. Este projeto temático vem suceder ao anterior, já apoiado pela FAPESP (1999/05404-3), e tem como objetivos viabilizar a continuidade da participação de pesquisadores paulistas na Colaboração Auger, contribuir com a parcela correspondente aos pesquisadores paulistas para a operação e a manutenção do Observatório nos próximos quatro anos, viabilizar a reposição de equipamento, e também possibilitar a participação dos pesquisadores nos turnos de operação dos detectores e Reuniões de Trabalho. Igualmente, possibilitará a participação nos esforços de P&D para o Research and Development Array (RDA) para o sítio norte do Observatório Auger, localizado próximo à cidade de Lamar, CO, EUA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (5) .Integrantes: Carola Dobrigkeit Chinellato - Coordenador / A. C. FAUTH - Integrante / C. O. ESCOBAR - Integrante / José Augusto Chinellato - Integrante / Luiz Vitor de Souza Filho - Integrante / Ernesto Kemp - Integrante / Marcelo Augusto Leigui de Oliveira - Integrante / Ivone Freire da Mota e Albuquerque - Integrante / Philippe Gouffon - Integrante / Célio Adrega Moura - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

1995 - 2006
Observatório Pierre Auger
 
Descrição: O projeto de construção e operação do Observatório Pierre Auger é uma obra desenvolvida em colaboração internacional, envolvendo pesquisadores de instituições em dezessete países. O Observatório Auger tem como seu principal objetivo o estudo de raios cósmicos na faixa de energias mais altas já observadas até o presente, especificamente, em energias em torno e acima de 1018 eV. Presentemente, esses raios cósmicos são as partículas de mais alta energia de que se tem conhecimento na natureza. Os dados experimentais obtidos no Observatório permitem estudar os raios cósmicos e dar passos importantes para o entendimento de sua origem, processos de aceleração, propagação desde as fontes até a Terra, composição e espectro energético..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (30) / Doutorado: (15) .Integrantes: Carola Dobrigkeit Chinellato - Integrante / A. C. FAUTH - Integrante / C. O. ESCOBAR - Coordenador / José Augusto Chinellato - Integrante / Luiz Vitor de Souza Filho - Integrante / Ernesto Kemp - Integrante / Marcelo Augusto Leigui de Oliveira - Integrante / Philippe Gouffon - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Ministério da Ciência e Tecnologia - Auxílio financeiro.