Escola de Inverno – “Interações da Radiação com a Matéria” – FI224A

Vídeos de plenárias, palestras e mini-cursos

Palestras:

Plenárias:

Mini-Curso:

Maik Lang – Fundamentos de interações de partículas carregadas com a matéria

Luciano Pandola – Geant 4

Pedro Moreira – Dinâmica Molecular

“Interações da Radiação com a Matéria”
FI224A – Tópicos em Cronologia, Raios Cósmicos e Altas Energias II

Coordenadores:
Dra. Ana Amélia Bergamini Machado (Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia, IFGW, UNICAMP)
Prof. Dr. Ettore Segreto (Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia, IFGW, UNICAMP)
Prof. Dr. Sandro Guedes (Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia, IFGW, UNICAMP)

Escopo: A Escola de Inverno “Interações da Radiação com a Matéria” terá a duração de duas semanas, reunindo pesquisadores que atuam em áreas de Física das Radiações e Física de Partículas. Na primeira semana, serão introduzidos os conceitos fundamentais relacionados à interação de partículas com a matéria. Serão também apresentados métodos computacionais e experimentais utilizados no estudo da modificação causada em materiais pela interação com íons, além de aplicações destes estudos. O estudo das interações de fótons, nêutrons e partículas carregadas (prótons, partículas alfa e íons em geral) com a matéria encontra um grande número de aplicações. Terapias baseadas na irradiação de pacientes com nêutrons, próton e carbono estão se tornando realidade. Íons gerados em aceleradores têm sido usados para o estudo controlado da interação das partículas com diversos materiais, aumentando consideravelmente o entendimento dos efeitos da radiação natural. Métodos geofísicos, bem como a busca por armazenamento de rejeitos radioativos em longo prazo têm motivado e se beneficiado destes estudos. A segunda semana da escola será dedicada ao estudo de dois dos campos mais intrigantes no cenário atual da física de partículas, que é a física dos neutrinos e da matéria escura. Em particular, o interesse sobre os neutrinos cresceu consideravelmente nos últimos meses, porque o Prêmio Nobel de Física foi concedido aos cientistas que demonstraram a existência do fenômeno de oscilação de neutrinos. Os alunos irão se familiarizar com este processo e com as técnicas experimentais que permitem a detecção de neutrinos. Uma ampla panorâmica das experiências passadas e presentes mais relevantes serão apresentados. Será dada especial atenção para os futuros esforços experimentais visando à caracterização completa das propriedades de neutrinos. A escola irá hospedar também um mini-curso dedicado a matéria escura, que irá rever a sua fenomenologia e as técnicas experimentais e os experimentos mais relevantes no campo. Dentre os convidados que irão ministrar os mini-cursos sobre temas relacionados a interação com a matéria e detectores estão alguns docentes do IFGW além de pesquisadores estrangeiros e brasileiros de outras instituições.
Poderão se inscrever nesta escola alunos de pós-graduação e último ano da graduação, tanto da Unicamp quanto de qualquer outra instituição de ensino. Alunos da Unicamp poderão se matricular em uma disciplina eletiva de inverno, e receberão equivalência de 2 créditos pela atividade.
Esta é a quarta edição das Escolas de Inverno do IFGW. Cada tema oferecido – Interações da Radiação com a Matéria – deverá ter a duração de 4 aulas de 1:30h distribuídas ao longo das manhãs das 2 semanas de escola. Além disso, programamos atividades extra classe com os alunos após o horário de almoço, finalizando o dia com palestras plenárias sobre temas bastante atuais. Ao final das duas semanas da escola de inverno, no dia 29/07, o estudante fará uma avaliação individual – obrigatória para todos os participantes.