Retornar para Informações

Temas dos Cursos

Em 2017 serão oferecidos 5 cursos (as descrições, ou seja os detalhes dos conteúdos podem sofrer pequenas modificações):

 

Domando a luz: os segredos da internet

"A luz é uma partícula ou uma onda?"

Essa pergunta, que demorou séculos para ser respondida, vai ser nosso ponto de partida neste curso. Entraremos no fascinante mundo da óptica, explorando diversas de suas aplicações contemporâneas. Fibras ópticas, lasers, nanofotônica, espectroscopia ultra-rápida, aprisionamento e resfriamento de átomos... É impossível numerar todos os usos importantes da luz no mundo científico.

Mas uma coisa é fácil de fazer: se impressionar com a quantidade de conceitos físicos por trás desses fenômenos. Ao longo do curso estudaremos um pouco de cada um deles, fazendo experimentos que ajudem a entender o comportamento da luz. Passearemos pelos reinos da óptica geométrica, da ótica ondulatória e da impressionante óptica quântica.

Aprenderemos a transmitir informação usando luz, entendendo como é possível, por exemplo, transmitir sinal de internet banda-larga por meio de fibras ópticas. Veremos como a luz pode ser usada para mover pequenos objetos e gerar vibração em outros, usando experimentos semelhantes aos gigantescos detectores de ondas gravitacionais.  

Após isso, todas e todos vocês serão capazes de responder à nossa pergunta inicial.

 

Jornada ao Coração do Cosmos

“O cosmos é tudo que existe, ou que já existiu ou existirá.” - Carl Sagan

Buracos negros que emitem energia numa dada direção, planetas na zona haitável de uma estrela e ondas gravitacionais surgindo da fusão de buracos negros. Você leu essas notícias recentes? Ficou curioso e quer saber mais sobre isso? Neste curso, iremos explorar do muito pequeno até o infinito e talvez além! Dos portões da aurora do tempo até o futuro distante. Exploraremos galáxias, sóis e planetas. A formação de estrelas e do sistema solar, a origem da vida. Surfaremos nas ondas gravitacionais, desafiaremos buracos negros. Encontraremos átomos do tamanho de estrelas e universos menores que átomos.

Para fazer essa viagem para uma galáxia muito distante, nós vamos precisar de imaginação! Mas não só de imaginação, pois a natureza é ainda mais espetacular do que nós somos capazes de imaginar!

Nesta jornada, encontraremos muitos heróis e heroínas que dedicaram suas vidas a desvendar os mistérios do cosmos. Venha comigo, nesta aventura pela fronteira final!

 

O fantástico mundo das partículas elementares

Imagine um mundo onde você pode estar em mais de um lugar ao mesmo tempo; onde é possível atravessar paredes e transformar energia em massa. Onde todas as leis são regidas pela probabilidade e, em geral, o resultado de qualquer experimento é incerto.

Este é o bizarro mundo das partículas elementares. Mas, apesar de chocante, é o responsável pelo funcionamento e por toda a beleza de nosso mundo - da propagação da luz à estabilidade dos átomos; das reações nucleares à própria obtenção de massa pelas partículas.

Se você tem interesse em entender do que o mundo é feito e como funciona, nas menores escalas possíveis, este é o seu lugar! Nele você aprenderá noções de relatividade especial, mecânica quântica e o modelo padrão das partículas elementares. Uma conquista de milhares de anos de civilização ao seu alcance! Então junte-se a nós, e venha colapsar a sua função de onda nesta aventura pra lá de particular.

 

Física Médica

"Quem tem medo de radiação?

Micro-ondas faz mal? Celular pode dar câncer? Radiação não é o que vem das bombas?

Perguntas muito comuns de serem feitas e que, muitas vezes, são indiscriminadamente respondidas de forma equivocada. A radiação pode, sim, trazer diversos danos ao organismo humano, mas e quanto a sua outra faceta? Exames de imagens médicas (raios X, tomografia computadorizada, tomografia por emissão de pósitrons etc) são todos baseados na interação da radiação com a matéria, além de diversos tratamentos contra o próprio câncer.

Neste curso, vamos começar a entender que nem todo tipo de radiação é igual, e como ela pode ser utilizada para o nosso benefício enquanto se tenta minimizar seu risco. Interessou-se? Então esse curso é para você! Aqui, passaremos brevemente por alguns conceitos da Física Quântica, que nos ajudarão a entender mais a fundo os fenômenos da radiação tão importantes para a interface da Física e da Medicina, e como a Física pode ser utilizada para diagnósticos e tratamentos."

 

Os (super)Estados Quânticos da Matéria

Quem diria que quando as coisas começam a ficar muito frias ou muito quietas elas se tornam realmente divertidas? Bem-vindo a um mundo bizarro. Não estamos falando de um outro mundo... mas sim do nosso mundo quando olhamos para ele com os olhos da mecânica quântica.  Já ouviu falar de um gato numa caixa que pode estar vivo e morto ao mesmo tempo?. No curso de superfenomenos vamos falar de infinitos gatos dentro de uma caixa, e todos eles ocupando o mesmo espaço que um único gato. Surpreendente? Isso é só o começo.  Vamos juntos nessa jornada atrás dos fenômenos presentes nos super estados da matéria: supercondutor e superfluido. Podem eles mudar o mundo? Claro!! Na verdade eles já o estão fazendo.

 

Este site não é uma publicação oficial do IFGW, acesse www.ifi.unicamp.br para a versão institucional.
A responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do autor.