↑ Retornar para Instituições e Parceiros

Unicamp

Unicamp  - Universidade Estadual de Campinas 

Plataforma de testes (Testbed) ópticos KyaTera

Esta é uma plataforma óptica que interconecta quase todos os laboratórios de P&D em comunicações ópticas no Estado de São Paulo.  Nesta plataforma serão realizados os testes dos dispositivos desenvolvidos no Fotonicom bem como dos produtos desenvolvidos por nossos parceiros industriais. Esta rede estável permite também a troca de tráfego de dados com outras redes acadêmicas (ANSP, RNP, Ipê e GIGA) e faz parte do Global Lambda Internet Facility (GILF).

Laboratório de Comunicações Ópticas – Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW)

Trata-se de laboratório multi-usuário com instrumentação completa para sistemas de comunicação óptica e para caracterização de alguns dispositivos integrados. Vários laboratórios em todo o estado de São Paulo podem acessar remotamente este laboratório graças à grande biblioteca de interfaces entre instrumentos e computador e a conectividade Kyatera. Entre os instrumentos disponíveis, temos um BERT (Bit-Error-Rate Tester) de 10 Gbps, osciloscópios de 50 GHz, Analisadores de Espectro Óptico (OSA, largura de banda com resolução de 10pm), OSA de alta resolução (1 MHz RBW), Reflectômetros Ópticos no Tempo de Domínio (OTDR), Gerador de Sinal Sintetizado de 20 GHz, Analizador de Dispersão Cromática, Analisador de Espectro Elétrico de 30 GHz (ESA), Lasers ajustáveis, e uma fonte DWDM no banda C de 32 canais

Laboratório de Pesquisa de Dispositivos - Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW)

Trata-se de laboratório de caracterização de dispositivos nanofotônicos completo, incluindo vários lasers ajustáveis, amplificadores ópticos, receptores de alta velocidade, analisadores de espectro óptico e elétrico, e geradores de sinais de RF de alta freqüência. Montagens de Photo e eletro-luminescência também estão disponíveis para caracterizar dispositivos nanofotônicos baseado III-V ativo, como nanolasers. O laboratório também dispõe de uma sala limpa para litografia óptica, deposição de metal e corrosão úmida de dispositivos nanofotônicos, incluindo um sistema de litografia a laser direto com resolução de 1 µμm.

Laboratório de Fenômenos Ultrarrápidos - Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW)

O laboratório de caracterização ultra-rápida permite a investigação e caracterização de fenômenos ópticos na escala de femtossegundos com foco em novos nanomateriais ópticos como grafeno, polímeros e outros materiais com confinamento quântico como heteroestruturas. A principal ferramenta do Laboratório é um sistema laser de Ti:safira amplificado acoplado a Amplificadores Óticos Paramétricos (OPA's) entregando ~ 80fs pulsos em 800nm com 1mJ por pulso. A OPA abrange toda a gama do infravermelho próximo.

Laboratório de Photonica de Microondas Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC)

Este laboratório é especializado na interface entre a óptica e RF. Apresentando algumas mesas ópticas em um ambiente de sala limpa e muitos dispositivos de micro-ondas. Este laboratório está equipado com uma variedade de geradores de RF multi-GHz e analisadores, incluindo um osciloscópios de 60 GHz em tempo real e analisador de rede de 40 GHz. Ele também oferece uma ampla gama de receptores ópticos de alta velocidade (70 GHz) e moduladores (40 GHz), permitindo a investigação de formatos de modulação ópticos avançados, como DP-QPSK, 16QAM e DP-DP-64QAM.

Centro de Componentes Semicondutores

Este é um grande centro multi-disciplinar na UNICAMP , com instalações para micro e nano fabricação, amplamente utilizada pelos grupos de fabricação de dispositivos integrados. Em uma área de 700 m2 com sala limpa de 150 m2 diversos equipamentos estão instalados, tais como sistemas de fotolitografia, implantadores de íons, fornos de oxidação, Sistemas de Deposição Química de Vapor (CVD), Sistemas de Metalização, Sistemas de gravura por plasma. Além disso, um conjunto completo de sistemas de caracterização, tais como espectroscopia infravermelho e de caracterização de sistemas elétrica. O CCS também oferece ferramentas de nanofabricação avançadas, como um sistema de dupla focalização de feixes de íons/elétrons (FIB), e um sistema de litografia por feixe de elétrons. Estão disponíveis para investigar e depurar os dispositivos fabricados com ferramentas de caracterização, tais como, sistema de microscopia micro-Raman/força atômica e microscopia eletrônica de varredura.

Laboratório Computacional Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC)

Além de várias estações de trabalho de alto desempenho, simuladores fotônicos e eletromagnéticos de desenvolvimento próprios e comerciais, este laboratório conta também com um cluster Beowulf 5 nós, totalizando 80 núcleos de CPU, 640 GB de memória RAM e 14.336 CUDA CORES distribuídos que produz um poder de computação de quase 7 TFlops.