↑ Retornar para Pesquisa

Linhas de Pesquisas

Fotonicom está organizado em quatro linhas de pesquisa: 

DEP: Dispositvos - Fenômenos

DEA: Dispositvos - Aplicações 

SYS: Sistemas

NET: Redes

 

DEP: Dispositivos- Fenômenos

  Esta linha de pesquisa cobre aspectos fundamentais de ciência e tecnologia empregados em comunicações ópticas. Seus resultados impactam diretamente os avanços das outras linhas de pesquisa do Fotonicom, mais notadamente a DEA – Dispositivos – Aplicações. Possibilitará avanços em: processamento de sinal em fotônica integrada; dispositivos baseados em silício de alto confinamento; fontes de …

Ver página »

DEA: Dispositivos - Aplicações

Linha de pesquisa focada nas camadas físicas e de rede e no desenvolvimento de novos e melhorados projetos para dispositivos em silício integrado, possibilitando a produção de protótipos para a transferência para a indústria. Os dispositivos desenvolvidos serão usados como blocos componentes para a integração de sistemas e redes e sua fabricação se beneficia da …

Ver página »

SYS: Sistemas

  Linha de pesquisas para o estudo de sistemas de comunicação óptica coerente (COCS) e datacenters (DC). As pesquisas serão focadas: no aumento da capacidade desses sistemas – multi Terabits/s por fibra óptica , na redução de consumo energético dos data centers; queda de preço devido a redução de cabeamento Montamos uma base de testes …

Ver página »

NET: Redes

Linha de pesquisa com foco em gerenciamento de recursos para redução do consumo de energia e de custos operacionais.     Pesquisadores: André Costa Drumond (UnB) Carmelo José Albanez Bastos Filho (UFPE) Christian Esteves Rothenberg (Unicamp) Gustavo Bittencourt Figueiredo (UFBA) Joaquim Ferreira Martins Filho (UFPE) Juliano Rodrigues Fernandes de Oliveira (CPqD) Nelson Luis Sandanha da …

Ver página »

Este site não é uma publicação oficial do IFGW, acesse www.ifi.unicamp.br para a versão institucional.
A responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do autor.