2009 – 2011
Estudo de compostos intermetálicos por difração de raios X em monocristais

Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo estudar monocristais em baixas temperaturas, em particular novos materiais intermetálicos desenvolvidos pelo Grupo de Propriedades Ópticas e Magnéticas de Sólidos do IFGW. Diversos casos científicos onde o estudo de monocristais é importante serão citados e sua relevância ressaltada comparativamente ao estudo de difração de pó. O projeto envolve medidas estruturais de monocristais com possibilidade de baixar a temperatura abaixo de 10 K visando determinar transições estruturais, deformações cristalográficas assim como medidas de novas conformações estruturais com átomos congelados (T~2 K) em clatratos e verificar a existência de certas fases cristalográficas em baixas temperaturas. Também serão realizados estudos estruturais em compostos intermetálicos de sistemas de elétrons fortemente correlacionados..
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

2008 – 2010
APLICAÇÕES MÉDICAS DA RADIOGRAFIA POR CONTRASTE DE FASE EM MAMOGRAFIA IN VITRO

Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo o aprimoramento e implementação da técnica de radiografia por contraste de fase utilizando o método da propagação com geradores microfoco de raios-x para o estudo de amostras histológicas de mama in vitro e a identificação precoce de anomalias cancerígenas por imagens radiográficas. O projeto envolve colaborações com pesquisadores da área médica da UNICAMP e o uso de laboratórios de raios-X convencionais e síncrotron. Pretende-se realizar estudos com o objetivo de identificar por meio de imagens de alta resolução o potencial da técnica para a mamografia in vitro e em particular determinar as regiões que delimitam os tecidos normais daqueles com malignidade para identificar com maior precisão o problema da margem na cirurgia de mama..
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .Integrantes: Carlos Manuel Giles Antunez de Mayolo – Coordenador / Cris Adriano – Integrante / Pascoal G Pagliuso – Integrante / José Renato Linares Mardegan – Integrante.

2006 – 2009
Determinação da estrutura magnética dos compostos intermetálicos RmMnIn(3m+2n) (R= Gd, Sm, Tb, M=Rh ou Ir)

Descrição: Neste projeto pretende-se explorar a técnica de difração magnética de difração de raios-x e outras técnicas de luz síncrotron para estudar propriedades cristalográficas (incluindo a estrutura magnética) de compostos intermetálicos que são a base para novos compostos de férmions pesados que apresentam supercondutividade não convencional. O interesse neste estudo sistemático consiste na obtenção de informações sobre como a dimensionalidade do sistema afeta os vários graus de liberdade que determinam as principais propriedades da supercondutividade não convencional nestes compostos. O caso científico é de atualidade na física do estado sólido na área de estudo de sistemas de elétrons fortemente correlacionados. O estudo da série de compostos intermetálicos com átomos de terras-raras que são fortes absorvedores de nêutrons tornam estes compostos ideais para o estudo por difração de raios-X. O projeto envolve colaborações com grupos no próprio IFGW (Grupo de Propriedades Ópticas e Magnéticas) assim como com laboratórios no exterior, Los Alamos National Laboratory, Argonne National Laboratory, European Synchrotron Radiation Facility e outros. A síntese de monocristais de ótima qualidade assim como as caracterizações macroscópicas estão sendo realizadas no GPOM-IFGW. As medidas de difração magnética de raios-X serão realizadas na linha de difração de raios-X de alta resolução (XRD2) do Laboratório Nacional de Luz Sincrotron que foi financiada por um projeto Jovem Pesquisador da FAPESP (processo 96/05586-6). Medidas rotineiras de difração de monocristais e de policristais serão realizadas no Laboratório de Cristalografia Aplicada e Raios-X do IFGW. A motivação deste projeto consiste em implementar técnicas recentemente desenvolvidas para a determinação de estruturas magnéticas utilizando a variação azimutal da amostra acoplada à determinação completa do estado de polarização do feixe difratado. Estas medidas abrem caminho para se determinar um grande número de informações i.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .Integrantes: Carlos Manuel Giles Antunez de Mayolo – Coordenador / Cris Adriano – Integrante / Pascoal G Pagliuso – Integrante.