F 087

F 087 - Instrumentação II - 2º Semestre de 2017

 

Professores Responsáveis:

Prof. Rickson Coelho Mesquita e Prof. Varlei Rodrigues

 

 

  • Contexto

 

       O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (www.lnls.br) opera, desde 1997, a primeira fonte de luz Síncrotron do hemisfério sul, o UVX, atendendo cerca de 1400 pesquisadores por ano, e está construindo uma segunda máquina, denominada Sirius.

    O Sirius foi desenhado para ser uma das máquinas mais avançadas do mundo, com 518 metros de circunferência e emitância menor que 0.28 nm.rad. As obras do novo prédio começaram em janeiro de 2015 e a instalação da nova máquina deve ocorrer em 2018.

        Além da manutenção, operação e construção dos aceleradores e estações experimentais, o LNLS desenvolve também atividades de divulgação e interação com escolas, não só para mostrar o que é feito, como também para incentivar a carreira científica e estimular possíveis futuros usuários.

 

  • Objetivo da Disciplina

 

      O Programa de Instrumentação para Ensino visa equipar o LNLS com material didático interativo, voltado para diferentes faixas etárias, que facilite, e torne mais divertido ao visitante, o aprendizado de conceitos relacionados ao funcionamento dos aceleradores e suas estações de pesquisa.

      O LNLS conta com uma rara infraestrutura para instrumentação, com uma grande densidade de equipamentos e expertise na área de vácuo, mecânica, CAD, CAE, CAM, usinagem, soldas, corte a laser, eletrônica digital, eletrônica de potência, software e muitas outras.

      Além da fabricação dos experimentos interativos, a disciplina de F 087 mira também no aumento da interação dos alunos da Unicamp com um dos maiores projetos científicos do país e no fomento à cultura do “faça você mesmo”, estimulando os alunos a construírem (ou mesmo destruírem) experimentos científicos.

      Existem centenas de exemplos na internet de experimentos que poderiam ser úteis na explicação de conceitos de partículas, interação partícula-campo magnético, sincronismo, difração, monocromatização, cristalografia, aceleradores de partículas, rádio frequência, óptica, etc., e os alunos podem escolher entre reciclar uma ideia ou desenvolver algo novo. O importante é entender o conceito que se quer explicar e pôr a mão na massa.

 

  • Como se inscrever na disciplina

 

       O programa funciona da seguinte forma: Alunos ou grupo de alunos interessados devem escrever um projeto descrevendo o experimento, faixa etária a ser atingida, processos construtivos, previsão orçamentária, demanda prevista da infraestrutura do LNLS e cronograma.

       O formulário para preenchimento do projeto pode ser baixado AQUI.

 

       Os projetos serão avaliados por uma comissão formada por membros do LNLS e da Unicamp de acordo com critérios do tipo: aderência aos conceitos relacionados a uma fonte de luz síncrotron, segurança do operador, adequação à faixa etária, custo, robustez, atratividade, portabilidade, etc.

       Os projetos devem ser compatíveis com a execução em um semestre letivo, mas pode-se considerar a possibilidade de equipes diferentes fazendo partes diferentes de um projeto maior.

        Os projetos devem ser enviados para o email secgrad @ ifi.unicamp.br, com o assunto "F 087 - 2º Semestre 2017" até a data 05/06/2017.

         As equipes selecionadas terão acesso às instalações do LNLS e financiamento para aquisição dos materiais necessários. Um técnico do LNLS ficará responsável por auxiliar as equipes na interação com os diferentes setores do Laboratório.

      Para mais informações ou dúvidas, contactar os Professores Rickson Coelho Mesquita (rickson @ ifi.unicamp.br) ou Varlei Rodrigues (varlei @ ifi.unicamp.br)

 

  • Cronograma

 

- Submissão do Projeto - Até 05/06/2017;
 
- Avaliação e feedback do professor - De 06 a 12/06/2017;
 
- Adequação do Projeto - De 13 a 26/06/2017;
 
- Reavaliação e feedback do professor - De 26 a 30/06/2017;
 
- Resultado Final - 03/07/2017.