Leitor de CD

.( Catálogo da Philips).Funcionamento de um leitor óptico p/ CD's.

 

 

cdhead1

 

    O laser é uma sigla, abreviatura do termo em ingles: "Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation".
    A palavra chave aqui é amplificação. Um laser é um amplificador de luz produzindo um feixe de luz condensada, com altissima intensidade.
    A luz branca é composta de todas as cores do arco-iris. Ela é naturalmente difusa e apesar de poder ser direcionada e focalizada, o feixe resultante nunca é muito agudo.
    Por outro lado,  a luz do laser é monocromática ( apenas um comprimento de onda ) e altamente coerente, todos os componentes do feixe estão como que marchando no mesmo passo. Por causa disso, a luz do laser pode ser irradiada, focalizada e controlada com excepcional precisão. O foco pode ser inacreditavelmente pequeno - um ponto 50 vezes mais fino que um fio de cabelo humano. Mais ainda, ele não tem massa e pode ser movido e posicionado com elevadas velocidades e com tremenda precisão.
    Como resultado, os lasers podem produzir pontos luminosos super minúsculos, para escrever e ler com muito mais precisão do que qualquer outro sistema existente.
    O laser do Compact Disc não é uma unidade de alta potencia. Ele é um laser de baixa voltagem, estado sólido com radiação de um cristal  semicondutor tão pequeno como quanto a cabeça de um alfinete. A radiação é monocromática, infra-vermelha. No sentido exato da palavra o feixe é invisivel e inofensivo, porque ele é  concentrado somente no ponto focal.  De qualquer forma a potência requerida para o funcionamento do leitor óptico é de apenas alguns miliwatts e só e' ativado quando a gaveta esta fechada.
A trajetória da luz: À partir do laser, o feixe  passa atraves do prisma semi-refletor ( dois prismas juntos ) até atingir a superficie refletora do disco,  na sua trajetória  de retorno,  o feixe não consegue passar  os 2  prismas  novamente,  mas apenas 1 deles, e na superficie de separação se reflete,  indo incidir a luz no fotodiodo com a informação do disco.
.
Curiosidade: Os CD s foram concebidos para comportar 72 min. de música porque essa é a duração da nona sinfonia de Beethoven.