Retornar para Óptica Aplicações

Luz Sincrotron

        A fonte de luz síncrotron é ferramenta que permitirá ampliar o conhecimento sobre átomos e as moléculas, a base de tudo que existe na Natureza. Deste equipamento, o maior equipamento científico construído no Brasil, será emitida uma potente luz - a luz síncrotron - que abrange o infravermelho, a luz visível, o ultra violeta e os raios-X.
        sirius9
Com a fonte de luz síncrotron cientistas Brasileiros vão desenvolver pesquisas que hoje são realizadas em poucos países.
        O LNLS é um laboratório nacional, e atenderá cientistas de todo o Brasil e do Exterior. Em torno da fonte de luz síncrotron, estão montadas estações para realizar experimentos em áreas da Física, Química, Biologia, Engenharia de Materiais e do Meio Ambiente.
        Para a construção da fonte de luz síncrotron foram necessários quase dez anos de muito trabalho e competência para dominar inúmeras tecnologias.  No hemisfério Sul,  somente o Brasil teve condição de realizar isto.
lnls2.       Esquema de funcionamento: num acelerador linear no subsolo (18m), elétrons (carga negativa do átomo) são impulsionados em direção a um anel de armazenamento (93m). Ali girando com a velocidade da luz, o feixe de elétrons (1.37Gev) tem a trajetória desviada em eletroimãs. A energia resultante - a luz síncrotron - é direcionada até câmaras onde incidirá sobre amostras de materiais, provocando diversas reações. Os dados obtidos nestas experiências darão aos cientistas condições de conhecer mais profundamente as diversas características químicas e físicas dos átomos e moléculas.

 Para mais detalhes e informações http://www.lnls.br

Este site não é uma publicação oficial do IFGW, acesse www.ifi.unicamp.br para a versão institucional.
A responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do autor.