Propriedades de barreira de embalagens

Filmes multicamadas são comumente utilizados em embalagens de produtos alimentícios em função de propriedades importantes como resistência mecânica, barreira ao oxigênio, UV, luz e transparência para visualização dos alimentos, aliadas à facilidade de processamento e um custo compatível.

Na embalagem de salsichas por exemplo , são utilizados filmes de média ou alta barreira ao oxigênio, dependendo da composição do produto a ser embalado. Assim, pode-se trabalhar com filmes de média barreira, constituídos de polipropileno / adesivo / poliamida / adesivo / poliamida / adesivo / polietileno, e filmes de alta barreira, constituídos dos mesmos polímeros, com substituição apenas da camada central de adesivo por uma camada de copolímero de etileno e álcool vinílico, e com alterações das espessuras das camadas de forma a otimizar a composição do filme. Ambos os filmes foram submetidos ao processo de termoformação, sob determinadas condições de tempo e temperatura, cuja expansão dos filmes resultou em significativas alterações de propriedades físicas, mecânicas e óticas.

embalagens 4

Os filmes foram caracterizados antes e após sua termoformação, no formato de embalagens para salsichas, quanto aos perfis de espessuras totais e das camadas individuais, taxas de permeabilidade ao oxigênio, resistências à perfuração e tração, módulo, claridade, opacidade e brilho. Foi observado que o processamento afeta significativamente as propriedades dos filmes, e conforme esperado, os cantos da embalagem são os locais mais críticos. A taxa de permeabilidade ao oxigênio dos filmes aumentou consideravelmente após a termoformação, resultando inclusive em filme considerado fora de especificação técnica. Foi verificado também redução de resistência à perfuração, redução de rigidez e redução de alongamento em esforço de tração, porém, sem rompimento de nenhuma camada polimérica, mesmo nas regiões dos cantos. Embora a análise de difratometria de raios-x tenha revelado uma diminuição do grau de cristalinidade dos filmes após a termoformação, as embalagens termoformadas apresentaram menor claridade e brilho, e maior opacidade que os filmes planos originais.