Voltar para Curiosidades

Jena (Carl Zeiss)

É uma cidade da Alemanha localizada na Thuríngia, sendo considerada a terceira maior cidade deste estado, seus primeiros registros aparecem no século IX. A cidade possui uma população de 102.201 (2005) e uma área de 114.29 km². Jena é uma cidade independente (Kreisfreie Städte) ou distrito urbano (Stadtkreis), ou seja, possui estatuto de distrito (kreis). Localiza-se na cidade a Universidade Friedrich Schiller de Jena, fundada em 1558, e a empresa de instrumentos ópticos Carls Zeiss Jena, fundada pelo  empresário Carl Zeiss em 1846.


Em 1984 o prof Geraldo Mendes elaborou um projeto para reequipar e ampliar as atividades do Laboratório de Ensino de Óptica para atender atividades de graduação ( disciplinas de serviço),  pós graduação e extensão. Em 1985 com o apoio das coordenações de graduação e pós graduação, o referido projeto foi submetido ao MEC-CEDATE para fazer parte do “Programa de transferência de tecnologia óptica”  entre o MEC e a CARL ZEISS da RDA. O projeto propunha suporte na formação de recursos humanos em óptica e solicitava equipamentos da Carl Zeiss – Jena para o ensino, treinamentos de técnicos do IFGW na Zeiss e vinda de alguns especialistas para treinar técnicos e professores no IFGW. Em 1986 o referido projeto foi tambem submetido á UNESP visando a aquisição de equipamentos via linha de crédito já existente entre a UNESP e ZEISS – RDA, para tanto foi assinado um protocolo entre as reitorias da UNICAMP e UNESP. Em 1987 foi assinado o “convênio entre UNICAMP  e MEC -RDA , Transferência de Tecnologia Óptica”. Dentro deste protocolo o IFGW enviou 1 técnico para a Alemanha em maio de 1988.  Em novembro de 1988 chegaram os primeiros equipamentos solicitados da Zeiss via UNESP. Em novembro 1989 o IFGW enviou mais 3 técnicos.

O estágio

Programa de treinamento: a)  Curso de polimentos ópticos na Universidade Friedrich Schiller entre Dez/89 a Abril/90. b)  Estágio na Fábrica de lentes da Carl Zeiss – Jena entre Abril/90 a Jul/90. c) Curso de avaliação de parâmetros ópticos na Carl Zeiss – Jena entre Abr/90 a Jul/90 .

História da cidade

A Batalha de Jena aconteceu em 14 de outubro de 1806, onde se enfrentaram o exército francês de Napoleão contra as tropas prussianas comandadas por Frederico Guilherme III da Prússia. Esta batalha, junto com a Batalha de Auerstedt, significou a derrota da Prússia e sua saída das Guerras Napoleônicas até 1813. Em 1815 foi fundada em Jena a primeira Burschenschaft (em alemão: “Urburschenschaft”), espécie de Studentenverbindung, que procurou estabelecer ideais de unidade nacional e democracia entre os estudantes da Universidade de Jena..

Educação

A cidade destaca-se por abrigar a Universidade Friedrich Schiller de Jena, a maior universidade do estado da Thuríngia. Esta universidade é especialmente conhecida por ter sido dirigida, no início do século XIX, por Johann Wolfgang von Goethe. Nessa época lecionaram ali professores como Johann Gottlieb Fichte, Georg Hegel, Friedrich Schelling, Friedrich von Schlegel e Friedrich Schiller. Foram alunos da universidade neste período Novalis, Hölderlin, Clemens Brentano, Ernst Moritz Arndt e, mais tarde, Karl Marx, Ernst Abbe, Otto Schott e Carl Zeiss. A Empresa

A emprêsa Carl Zeiss

Carl Zeiss  fundou a emprêsa  como uma oficina  para a mecânica e óptica em Jena em 1846.

Toda empresa depende das competências dos seus colaboradores. Além de Carl Zeiss, Ernst Abbe também foi uma figura de liderança na empresa. Eles seguiram por numerosos cientistas, engenheiros e empresários, que contribuíram com vários destaques em seus campos. Muitos dos produtos de hoje,  volta para as suas invenções e descobertas. Algumas das tecnologias que criaram em seu tempo inovador e revolucionário, mesmo que eles agora são considerados desatualizados.

 
 

Carl Zeiss

Biografia de Carl Zeiss

Geburtshaus von Carl Zeiss in Weimar

Carl Friedrich Zeiss  foi o quinto de 12 filhos, nascido em Setembro 1816  em Weimar. Cedo apontou o jovem Carl Zeiss afiado interesse  em tecnologia.

Na Páscoa 1834 ele começou um estágio com o Hofmechanikus e professor da Universidade de Jena, Dr. Friedrich Körner (1778-1847). A partir do segundo ano de treinamento, ele foi autorizado para além de seu ensino por semestre de  visita a uma ciência matemática e palestra na Universidade. 1838, quando ele terminou seu aprendizado, recebeu uma avaliação favorável e um certificado de graduação sobre tudo o que ocuparam palestras na Universidade de Jena.  Zeiss então passou por sete anos (1838-1845) em turnê com paradas em Stuttgart, Darmstadt, Viena e Berlim. Em Viena, ele participou de conferências sobre, entre outros mecanismos populares e entrou com um exame final com distinção.

 
Carl Zeiss um 1847
 

A partir de novembro de 1845, foi matriculado como estudante novamente na Jena University e participou de conferências em matemática e química. Em 17 de Novembro 1846, ele abriu seu próprio negócio. Inicialmente projetando, construindo e consertando sozinho todos os instrumentos possíveis químicos e físicos e vendido ao lado de telescópios, microscópios, estojos de desenho, balanças, termômetros e outros dispositivos que recebeu de comerciantes. Em 1847 iniciou a produção de microscópios Zeiss simples. O negócio era bom, de modo que, na primavera de 1847 Zeiss contratou seu primeiro assistente e mudou-se em uma grande oficina em 1847/07/01.

Ottilie Zeiss um 1880

Em 1849/05/29 Carl Zeiss casou-se com a jovem Schatter Bertha, 11 anos mais jovem que ele e morreu ao dar à luz seu primeiro filho, Roderich Zeiss, em 1850/02/23.

Roderich Zeiss sobreviveu e mais tarde juntou-se ao negócio do pai. Zeiss casado pela segunda vez em 1853/05/17, com Trinkler Ottilie. Do segundo casamento seguido de mais três crianças. O filho Karl Otto (1854-1925) e as duas filhas Hedwig (1856-1935) e Sidonie (1861-1920). Carl Zeiss vivia  muito modestamente e investia o dinheiro ganho no negócio. Ele dedicou-se à jardinagem (especialmente a criação de rosas) e os livros.

Carl Zeiss um 1861

Zeiss colocou a ênfase  da produção sobre seus microscópios  . Ele utilizava em sua oficina um alto nível de qualidade e precisão. Microscópios de seus empregados que não  atendiam seus altos padrões,  eram  quebrados em  sua própria  bigorna. Em 1861 Carl Zeiss recebeu vários prêmios, como o primeiro prêmio da segunda Exposição de artesanato da Turíngia e uma moeda de prata comemorativa por seus “excelentes microscópios com aparelhos colaterais”. 1863 foi nomeado Hofmechanikus Zeiss Jena University.

Carl Zeiss um 1870

Em 1866  em  colaboração com a Ernst Abbe começou a  criar lentes de grande precisão. Desde 1872, as lentes que foram vendidos,  foram preparadas por cálculos de Abbe. O sucesso destas objetivas elevou mais ainda o crescimento da empresa. Em 1876/10/14 foi concluído o Microscópio numero 3000.

Carl Zeiss um 1880

Em  1882 ele começou a trabalhar com Otto Schott, que em Jena desenvolveu novos vidros ópticos e  mais tarde os produziu.

Zeiss sofreu seu primeiro derrame, em dezembro de 1885, a partir do qual ele se recuperou. Em 1886 mais problemas de saúde, e cada vez pior, no último trimestre de 1888, ele morreu em 3 de Dezembro 1888 em Jena.

Wohnhaus von Carl Zeiss in Jena
Einfaches Mikroskop 1847
Zusammengesetztes Mikroskop 1879

Biografia de Ernst Abbe

 
 
Ernst Abbe
Ele contribuiu muito para o sucesso do negócio técnico,  e sobrevivência da empresa Carl Zeiss e Schott.

Ernst Abbe foi um físico, inventor, empresário e reformador social. Ele tem feito em todas as áreas da sua atividade, e, portanto, crucial para a liderança técnica , o sucesso da empresa e da continuação da existência da empresa Carl Zeiss e Schott .

Ernst Abbe 1863
Abbe nasceu em 23 Janeiro de 1840 em Eisenach, e cresceu em circunstâncias modestas. Com a ajuda de uma bolsa de estudos, ele pode começar seu treinamento como  matemático e físico. Ele estudou 1857-1861 em Jena e Göttingen. Em 1863 teve  de habilitação para trabalhar como professor em Jena.
Ernst Abbe 1870
Como um jovem cientista virou empresário na Carl Zeiss. Em 1866, ele foi assistente de pesquisa. Desde 1870 Abbe foi professor na Universidade de Jena. Ele desenvolveu a teoria da imagem no microscópio que fez dele o fundador da óptica científica e deu a Carl Zeiss  uma vantagem tecnológica importante: tinham microscópios fabricados anteriormente apenas pela experiência, de modo que o construiu em 1872, com base em cálculos científicos, alcançando assim muito melhor propriedades ópticas.
Carl Zeiss em 1876 designou-o como seu sucessor na gestão. Após a morte de seu fundador, em 1888, e da aquisição de ações de seus descendentes Abbe tornou-se o único diretor do estabelecimento industrial.
Ernst Abbe 1880
Juntamente com Otto Schott, Carl Zeiss e Roderich Zeiss,  Abbe em 1884,  faz em Jena a vidro Laboratorium Schott & co. A reputação internacional da SCHOTT como um fabricante líder em especialidades de vidros ópticos. Originado na colaboração bem-sucedida de Abbe, Zeiss e Schott,  Abbe era um empresário muito bem sucedido. EM 1862 Carl Zeiss tinha 25 funcionários , no ano da morte de Ernst Abbe, a empresa consistia de cerca de 1.400 empregados e um volume de negócios de mais de 5 milhões.
Ernst Abbe 1888
Abbe foi um reformador corajoso que estava com seus sócios à frente de seu tempo. A fim de assegurar a manutenção da empresa Carl Zeiss e Schott, independentemente de interesses de propriedade pessoal, Abbe fundava em 1889 a Carl Zeiss Foundation, que ele estabeleceu em 1891 para o único proprietário das obras Zeiss e dono parcial da obra SCHOTT (1919 usava Otto Schott ações da fábrica de vidros para a Fundação).
Com estatuto da Fundação de 1896 deu a operação de uma governança corporativa única.  Assim foi com os trabalhadores , férias pagas, participação nos lucros, o direito adquirido à pensão, licença por doença paga, e de 1900, o dia de oito horas. Desta forma, a fundação empresas Carl Zeiss e Schott tornaram-se pioneiras da legislação social moderna. Abbe tinha uma criatividade incrível  demonstrada em inúmeras invenções e em seus escritos sobre questões de negócios, científico e social. Ele morreu em 14 de Janeiro 1905 em Jena.
 
–ooOoo–