Pesquisa

A ampliação de hologramas

Tentarei resumir mais de 30 anos de atividade profissional. É importante que mostre a você primeiramente como temos conseguido ampliar hologramas por meio de LUZ BRANCA partindo do prático formato de filme 35 mm até obter imágens sobre uma tela difrativa de 0,75 m (H) x 1,14 m (V). Esta técnica permite ECONOMIA DE FILME e CINEMA HOLOGRÁFICO.

Saiba mais sobre a ampliação de hologramas clicando no título acima.

Holoimagens eletrônicas

Você encontrará informação básica sobre o tema como "Protótipos de TV holográfica desenvolvidos" clicando no título acima.
Saiba sobre nosso trabalho em imagens eletrônicas, que conta com a colaboração dos professores 
Paulo Licio deGeusCândido Xavier de Mendonça Neto.
Para quem quiser mais informação técnica, temos 
uma tese acabada em 1994  e um artigo.  Este trabalho desenvolveu um sistema vetorial que foi a base para o sistema que hoje desenvolvemos para televisão.
Pode copiar aqui se quiser a tese de mestrado do ano 1998 do ex-aluno Émerson (arquivo pdf, 1 Mb) ou na Biblioteca Digital da UNICAMP.
Quem quiser entrar em mais detalhes técnicos, tem também nosso artigo apresentado no encontro de computação 
"SIBGRAPI 96" .

Ou voce pode copiar meu artigo em inglês "The use of Diffractive Screens for Electronic Imaging" hodic.pdf   356.800 b), apresentado no encontro "Holographic Displays Artists and Engineers Club-HODIC, Japão, setembro de 1997 e publicado na circular V17 N1.

Holoprojeção por lente horizontal

Um tipo de projeção de objetos que da toda a apariência "holo" às imagens foi descoberto pelo Prof. Lunazzi em 1989. A cena fica brilhante, com movimento, o projetor é compacto e a tela, de 15 cm (H) x 30 cm  pode ser produzida em quantidade industrial.

Imagens por dupla difração de luz branca

Um novo tipo de imagens foi descoberto por nós onde, sem lente ou sem ela como elemento principal, imagens por luz branca são geradas com propriedades novas. Uma delas, é a inversão de relevo. Embora sem aplicação direta no momento, o trabalho serve para entender melhor as holoimagens e pode também ajudar a desenvolver melhor a teoría do telescópio espacial difrativo, projeto em desenvolvimento nos EUA. Por outro lado, as experiências podem ser feitas com elementos tão comuns como os discos digitais (CDs, DVDs, SDVDs)

Fazer holografia com luz branca

Deveria ser o sonho de tudo holografista. Desde sua invenção por Gabor a holografia foi concebida como uma técnica puramente monocromática e hoje em dia somente se registram hologramas com  luz de lêiser. Ver hologramas com luz  branca é possível com técnicas de monocromatização:  seja por filtragem intrínseca no holograma (técnica de Denisyuk, inventor isolado da holografia), ou pela  distribuição de comprimentos de onda verticalmente (técnica de Benton). Alguns intentos foram feitos para registrar sob luz branca, mas não conhecemos de alguma técnica que  seja aplicada com sucesso.  Pareceria agora que  a  comunidade da holografia não pensasse mais nessa possibilidade. A codificação  da profundidade pro difração permitiu ao Dr.Lunazzi fazer sua  propria  proposta, publicada em 1990, que se baseia nesse princípio e no acréscimo da técnica de registro interferencial de comprimentos de onda em filme fotográfico de Lippmann.

Estereoscopia

Desenvolvimento de imagens com visualização tridimensional partindo de técnicas clássicas, e chegando até a eliminação da necessidade de óculos especiais ou qualquer acessório por meio da tela difrativa (holográfica).

 

 

Aplicações em odontologia

Fizemos de dois tipos:  armazenamento de hologramas de moldes dentais (ano 1993), e holografia interferométrica de craneos sob tensão de aparelhos ortodónticos (1.999- ).