Quem sou

Ana Amélia Bergamini Machado é professora do Instituto de Física Gleb Wataghin da UNICAMP.  Trabalha na área de física de partículas, mais especificamente em instrumentação cientifica na construção de detectores de partículas. Sua formação  acadêmica  é abrangente compreendendo desde noções de astronomia, teoria de campos, fisica experimental hadrônica em experimento de alvo fixo, fisica experimental de neutrinos e dark matter. Obteve seu doutorado no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e trabalhou em importantes instituições de pesquisa internacionais, como o Laboratori Nazionali del Gran Sasso, na Itália, e o Max Planck Institute de Heidelberg na Alemanha.

Suas contribuições de pesquisa são notáveis no desenvolvimento de sistemas avançados de fóton detecção para física de neutrinos, com foco em detectores do tipo camera de projeção temporal em argônio liquido (LArTPC), além de detectores que usam liquido cintilador e detectores de estado solido.

Juntamente com seu colaborador Ettore Segreto, ela co-inventou o dispositivo “Arapuca”, um detector de fótons utilizado em experimentos de grande escala como o DUNE. Essa inovação foi reconhecida com o prestigioso Prêmio de Instrumentação para Carreiras Iniciais da American Physical Society, em 2019​.

Participa atualmente dos experimentos de oscilação de neutrinos a longo e curto alcance: DUNE e SBND no Fermilab e protoDUNE no CERN. Faz parte também dos projetos PULArC, projeto destinado à purificação de argônio liquido e C-ARAPUCA que pretende utilizar a tecnologia ARAPUCA para detectar fótons Cerenkov produzidos pela passagem de raios cósmicos em água.