Retornar para Home

Escola de Inverno em Tecnologia Quântica

cropped-cropped-pulso.jpg

18 a 29 de Julho de 2016, Instituto de Física “Gleb Wataghin”, UNICAMP, Campinas-SP

 

Coordenador: Prof. Dr. Marcos Cesar de Oliveira (DFMC, IFGW, UNICAMP)

marcos@ifi.unicamp.br

Foto-oficial_Escolas-de-Inverno_2016

Escopo

Na primeira metade do século 20 ocorreu uma revolução no conhecimento científico, com a descoberta de regras de caráter quântico para a descrição de certos fenômenos observados na Natureza. Além de sua fundamental relevância para o aprofundamento da compreensão da descrição física da realidade, estas descobertas permitiram, eventualmente, o desenvolvimento de novos dispositivos e tecnologias que são dependentes de efeitos quânticos. Estes incluem sistemas de laser, transistores e dispositivos semicondutores.

Hoje em dia, estamos no meio de uma segunda revolução quântica, cuja finalidade é a de empregar sistemas quânticos para desenvolver novas tecnologias para ativamente criar, manipular e medir estados quânticos de matéria, em geral utilizando os efeitos quânticos de superposição e emaranhamento.

Nesta Escola, uma série de palestras ministradas por renomados pesquisadores internacionais e nacionais reunirá os princípios sobre os quais a Tecnologia Quântica se baseia e as ferramentas necessárias para desenvolvê-la. Um número de exemplos de programas de pesquisa que podem levar ao desenvolvimento de tecnologias quânticas nas próximas décadas e que serão especificamente cobertos pela série de palestras, são: tecnologia de informação quântica, sistemas eletromecânicos quânticos, eletrônica quântica coerente, óptica quântica, tecnologia de matéria coerente e biologia quântica.

A Escola em Tecnologia Quântica proporcionará aos estudantes os ingredientes necessários para um profundo entendimento das ideias gerais e sobre as tecnologias abordadas. Poderão se inscrever nesta escola alunos de pós-graduação e último ano da graduação, tanto da Unicamp quanto de qualquer outra instituição de ensino. Alunos da Unicamp poderão se matricular em uma disciplina eletiva de inverno, e receberão equivalência de 2 créditos pela atividade.

Informações detalhadas da Escola de Inverno 2016 estarão sendo inseridas no site do

evento: http://sites.ifi.unicamp.br/escolasdeinverno/

Esta é a quarta edição das Escolas de Inverno do IFGW. No ano passado contou-se com a participação de mais de 137 estudantes de várias regiões do país.
Os temas oferecidos contarão com 3 ou 2 aulas de 1:30h distribuídas ao longo das manhãs das 2 semanas de escola. Além disso, programamos atividades extra classe com os alunos após o horário de almoço, finalizando o dia com palestras plenárias.

Neste formato, ao final das duas semanas da escola de inverno, o estudante integralizará 32 horas de aulas, incluindo uma avaliação individual no final do evento.
Abaixo segue a lista dos palestrantes da Escola. Todos os convidados são autoridades reconhecidas em suas áreas de atuação.

Convidados:

1) Barry Sanders – Director, Institute for Quantum Information Science, University of Calgary, Canada.

O Prof. Barry Sanders é um renomado cientista atuando em várias linhas de pesquisa em Informação quântica. Ele atualmente é diretor do Institute for Quantum Information Science na Universidade de Calgary e QianRen Chair Professor na University of Science and Technology China. O prof. Sanders tem atuado no corpo editorial de diversas revistas de publicação científica internacional, sendo atualmente o editor chefe da New Journal of Physics.

 

2016-07-18 11.40.302016-07-18 12.05.53

2)  Wolfgang Löffler, Quantum Optics & Quantum Information Section, Huygens Laboratory, Leiden University, The Netherlands.

O professor Wolfgang Löffler é um físico experimental atuando em óptica quântica e informação quântica. Ele obteve seu doutorado na Universidade de Karlsruhe, Alemanha, tendo considerado a preparação de elétrons spin-polarizados em pontos-quânticos e tem diversas contribuições em eletrodinâmica de cavidade com pontos quânticos. Seu grupo em Leiden é altamente renomado e foi responsável pela primeira preparação experimental de do emaranhamento do momento angular orbital de 4 fótons além de ter contribuições em optoeletrônica de spins, fundamentos da mecânica quântica e coerência óptica.

2016-07-19 09.53.202016-07-19 10.13.16

3)  Antonio Vidiella-Barranco – Instituto de Física Gleb Wataghin – DEQ - Universidade Estadual de Campinas

O professor Antonio Vidiella Barranco possui Livre-Docência pela Universidade Estadual de Campinas, onde atualmente é professor associado. Sua linha de pesquisa atual é na área de Física Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: óptica quântica, eletrodinâmica quântica de cavidades, íons aprisionados, interação da radiação e matéria.

2016-07-26 16.15.012016-07-26 17.28.52

4)  Paulo Souto Ribeiro-Departamento de Física da UFSC

O professor Paulo Souto Ribeiro é professor associado na Universidade Federal de Santa Catarina; possui experiência na área de Óptica, atuando principalmente nas linhas de pesquisa: utilização de estados emaranhados de fótons gêmeos da conversão paramétrica descendente no estudo de conceitos fundamentais da Mecânica Quântica e aplicações em Informação Quântica e Termodinâmica Quântica.

2016-07-25 09.26.502016-07-25 10.37.36

 

5)  Ruynet de Matos Filho – Instituto de Física - UFRJ

O professor Ruynet de Matos Filho é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro; tem larga experiência na área de Ótica Quântica, atuando principalmente nos seguintes temas: informação quântica, decoerência, íons aprisionados e eletrodinâmica de cavidades.

2016-07-21 15.49.252016-07-21 16.32.51

 

6)  Amir O. Caldeira – Instituto de Física Gleb Wataghin – DFMC - Universidade Estadual de Campinas

O Prof. Dr. Amir O. Caldeira é professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Sua linha de pesquisa atualmente é em física teórica, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: dissipação quântica, efeitos quânticos macroscópicos e sistemas eletrônicos de baixa dimensionalidade.

2016-07-19 17.40.022016-07-19 17.39.22

 

7)  Sérgio Muniz – Instituto de Física de São Carlos - USP - São Carlos

O professor Sério Ricardo Muniz é professor da Universidade de São Paulo. Suas áreas de atuação principais incluem a pesquisa experimental em Óptica e Física Atômica (usando gases ultrafrios e matéria quântica), áreas nas quais possui ampla experiência, tendo trabalhado no Georgia Institute of Technology

(GeorgiaTech), em Atlanta - GA, e no National Institute of Technology (NIST).

2016-07-25 11.19.362016-07-25 11.17.09

8) Fernando Semião – Universidade Federal do ABC, UFABC

O professor Fernando Semião é professor adjunto na Universidade Federal do ABC, e atua nas áreas de Informação Quântica e Óptica Quântica pura e aplicada. Sua pesquisa envolve o estudo de efeitos quânticos em condições adversas como em biomoléculas e em nanotecnologia quântica. O professor Semião é ex-aluno de nosso programa de pós-graduação.

2016-07-21 12.03.412016-07-21 16.32.43

9) Luis Evangelista – Instituto de Física Gleb Wataghin – DEQ – Universidade Estadual de Campinas

O professor Luis Eduardo Evangelista de Araujo é professor Livre Docente da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Física (teórica e experimental), com ênfase em Física Atômica e Ótica, em particular nos temas: pulsos ultracurtos, efeitos não-lineares, pacote de ondas, controle quântico e controle coerente, transparência induzida eletromagneticamente.

foto_lab_eduardo1 foto_lab_eduardo4

10) Francisco Rouxinol – Instituto de Física Gleb Wataghin – DFMC - Universidade Estadual de Campinas

O professor Francisco Rouxinol leciona, atualmente, na Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: Filmes Finos, HFMOD, Polimerização a Plasma, Filmes Polimericos, Sputtering, Implantação Iônica, Filmes Magnéticos e Efeito Magnetocalorico e sistemas magneticos desordenados. Trabalhou no desenvolvimento de tecnologias de integração de nanoestruturas (CNT, Nanofios, FLG) em microcircuitos, e os estudo destes sistemas. Atualmente trabalha no desenvolvimento de CQED-NEMS, integrando nanoressonadores mecânicos a qubits.

2016-07-27 11.27.18 2016-07-27 11.51.07

Mini-Cursos:

 

1) Título: Quantum Information and Quantum Technology

Professor Responsável: Prof. Barry Sanders Duração: 3 aulas de 1:30 h cada

2) Título: Quantum Optics and Cavity Quantum Electrodynamics with Semiconductor Quantum Dots

Professor Responsável: Prof. Wolfgang Löffler Duração: 3 aulas de 1:30 h

3) Título: Metrologia Quântica
Professor Responsável: Dr. Ruynet de Matos Filho

Duração: 2 aulas de 1:30 h

 

4) Título: Óptica Quântica e Implementações Ópticas em Informação Quântica

Professor Responsável: Dr. Paulo H. Souto-Ribeiro
Duração: 3 aulas de 1:30 h cada

5) Título: Nanomecânica
Professor Responsável: Dr. Francisco Rouxinol Duração: 2 aulas de 1:30 h cada

6) Título: Condensados de Bose-Einstein e Física de Átomos Ultraresfriados

Professor Responsável: Dr. Sérgio Muniz
Duração: 3 aulas de 1:30 h cada

Palestras Plenárias e seminários

 

18/07 16hs – William Weber (University of Tennessee, EUA) - "Correlations of simulations with experimental signatures"
19/07 16hs – Amir Caldeira (IFGW/UNICAMP) - “Sistemas Quânticos Abertos”
20/07 16hs – Robert Stamps (University of Glasgow, Escócia) - "An entity called magnon"
21/07 16hs - Fernando Semião (UFABC) - "Biologia Quântica"
25/07 16hs – Del Atkinson (Durham University, Reino Unido) - "How to propagate a domain wall efficiently (and why)?"
26/07 16hs – Antonio Vidiella-Barranco (IFGW/UNICAMP) - “Criptografia Quântica”
28/07 16hs -Flavio Cavanna (Fermi National Accelerator Laboratory, EUA) - "From LArIAT to protoDUNE : digging into the LArTPC technology for the future short- and long-baseline neutrino experiments "
 OBS. (As palestras plenárias serão oferecidas para os alunos de todas as escolas)

CRONOGRAMA

Primeira Semana

Seg 18/07

Ter 19/07

Qua 20/07

Qui 21/07

Sex 22/07

9:00 – 9:30 h

Inscrições

Aula/Mini-curso

Quantum Optics and Cavity Quantum Electrodynamics with Semiconductor Quantum Dots

Aula/Mini-curso

Quantum Optics and Cavity Quantum Electrodynamics with Semiconductor Quantum Dots

Aula/Mini-curso

Metrologia Quântica

Aula/Mini-curso

Quantum Optics and Cavity Quantum Electrodynamics with Semiconductor Quantum Dots

9:30 – 10:30 h

Boas vindas, visão geral do IFGW

11:00 – 12:30 h

Aula/Mini-curso

Quantum Information

Aula/Mini-curso

Quantum Information

Aula/Mini-curso

Metrologia Quântica

Aula/Mini-curso

Quantum Information

Aula/Mini-curso

Condensados de Bose-Einstein e Física de Átomos Ultraresfriados

12:30 – 14:00 h

Almoço

Almoço

Almoço

Almoço

Almoço

14:00 – 16:00 h

Estudo dirigido

Estudo dirigido

Estudo dirigido

Estudo dirigido

Visita ao IFGW

16:00 – 17:00 h

Palestra Plenária

Maik Lang

Palestra Plenária

Amir Caldeira

Palestra Plenária

Robert Stamps

Seminário

Fernando Semião

18:00 – 21:00h

Happy-hour

Segunda Semana

Seg 25/07

Ter 26/07

Qua 27/07

Qui 28/07

Sex 29/07

9:00 – 10:30 h

Aula/Mini-curso

Óptica Quântica e Implementações Ópticas em Informação Quântica

Aula/Mini-curso

Óptica Quântica e Implementações Ópticas em Informação Quântica

Aula/Mini-curso

Óptica Quântica e Implementações Ópticas em Informação Quântica

Seminário/visita a Lab.

Luis Evangelista

AVALIAÇÃO

11:00 – 12:30 h

Aula/Mini-curso

Condensados de Bose-Einstein e Física de Átomos Ultraresfriados

Aula/Mini-curso

Condensados de Bose-Einstein e Física de Átomos Ultraresfriados

Aula/Mini-curso

Nanomecânica

Aula/Mini-curso

Nanomecânica

AVALIAÇÃO

12:30 – 14:00 h

Almoço

Almoço

Almoço

Almoço

Almoço

14:00 – 16:00 h

Estudo dirigido

Estudo dirigido

Pôsteres

Estudo dirigido

16:00 – 17:00 h

Palestra Plenária

Del Atkinson

Palestra Plenária

Antonio Vidiella-Barranco

Estudo dirigido

Palestra Plenária

Flavio Cavanna

18:00 – 21:00h

Happy-hour


Material de consulta

 

Visita ao IFGW  22/07

APRESENTAÇÕES (IF14):
14:00-14:15 - Prof. Alexandre Fonseca
14:15-14:30 - Prof. Douglas Galvão
14:30-14:45 - Prof. Pedro Holanda
14:45-15:00 - Prof. Abner de Siervo
15:00-15:15 - Prof. Odilon Couto
15:15-15:30 - Prof. José Lunazzi

VISITAS AOS LABORATÓRIOS (Ponto de encontro para troca de grupos: em
frente à IF14)
GFS=Grupo de Física de Superfícies
LO=Laboratório de Óptica
GPO=Grupo de Propriedades Ópticas

Horário 1 (15:30-16:00hs)
Grupo 1: GFS
Grupo 2: GPO
Grupo 3: LO

Horário 2 (16:00-16:30hs)
Grupo 1: LO
Grupo 2: GFS
Grupo 3: GPO

Horário 2 (16:30-17:00hs)
Grupo 1: GPO
Grupo 2: LO
Grupo 3: GFS

Este site não é uma publicação oficial do IFGW, acesse www.ifi.unicamp.br para a versão institucional.
A responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do autor.