Voltar para Laborátorios na UPA

Laboratórios na UPA anos anteriores

• -Células Fotovoltaicas : O laboratório possui infraestrutura para a fabricação e caracterização de células solares de silício cristalino com diferentes estruturas. Realizamos um estudo de purificação do silício nacional com o qual obtivemos células solares de alta eficiência. Células solares de terceira geração estão sendo investigadas, visando reduzir os custos na fabricação dos dispositivos. Para isto o laboratório dispõe de vários equipamentos de deposição de materiais (electron-beam, sputtering, evaporadora de metais, FCVA, PECVD) e vários equipamentos de caracterização (AFM, FTIR, nanodurômetro, simulador solar, stress), para o desenvolvimento e estudo de uma variada gama de materiais incluindo nanoestruturas para aplicações em dispositivos fotovoltaicos.
  • – Ensino de Óptica: Dispersão da luz branca no prisma – Dispersão da luz branca em uma grade de difração – Dispersão de luz espectral em um prisma – Imagem real ( porquinho) – Transmissão de som/luz  na fibra optica – 2 hologramas feitos aqui no lab – Lente grande para observar – Espelhos la nuven no corredor – Harmonografo
  • – Física Médica: Neste laboratório os alunos estudam os conceitos físicos empregados na área médica, através de equipamentos utilizados rotineiramente em hospitais e clínicas. Estarão disponíveis para demonstração no UPA equipamentos de raios-X médico e odontológico, simulador de corpo humano e suas imagens reais. Também estão disponíveis os equipamentos de proteção radiológica (como colete de chumbo e protetor de tireoide) para fomentar a interação dos alunos do ambiente do laboratório e estimular perguntas sobre efeitos da radiação no corpo humano. Também serão abordados temas como radiação natural e radiação cósmica realizando medidas – com um detector tipo Geiger-Muller – do nível de radiação da areia de Guarapari, entre outros produtos naturais.
  • – Implantação Iônica e Tratamento de Superfícies: Serão apresentados os equipamentos de síntese e de análise de superfícies, assim como aplicações e trabalhos recentes desenvolvidos. Em particular, serão tratados temas como a deposição de filmes finos, a estruturação de superfície via feixe de íons, a caracterização química de superfícies via fotoemissão. No laboratório estão expostos equipamentos modernos de ultra-alto-vácuo e plasmas luminescentes, mostrando um pouco dessas tecnologias.
  • – Microscopia: O Laboratório de Nano e Biossistemas do IFGW irá apresentar duas técnicas de microscopia aplicadas ao estudo da morfologia e estrutura bioquímica de células e microrganismos:  – Microscopia de força atômica: utilizada para obter uma imagem topográfica com resolução atômica da superfície de uma amostra, além de mapear certas propriedades mecânicas e físico-químicas dos materiais que as compõe; – Microscopia de fluorescência: utilizada para exibir estruturas e mensurar eventos fisiológicos e bioquímicos nas células e em microrganismos.
  • – Holografia : TV holográfica e TV 3D. – Imagem obtida com um simples CD – Hologramas
  • – O Laboratório de Instrumentação para o Ensino de Física (LIEF): Está aberto para auxiliar didaticamente professores do segundo Grau e divulgar a física para as pessoas interessadas em aprender mais sobre o assunto. Lá estão sendo exibidas cerca de 30 experiências simples de física, em sua grande maioria desenvolvidas por alunos e ex-alunos do IFGW, de modo a demonstrar algumas leis da física que estudamos, porém não vemos frequentemente em nosso dia-a-dia, estas experiências abrangem a mecânica,a ótica, a termodinâmica e os fenômenos elétricos e magnéticos.
  •  Fabricação de Fibras Ópticas – Equipamento de medidas, um criostato com campo magnético interno. Com esse equipamento conseguimos medir propriedades de transporte da matéria, por exemplo, a resistividade elétrica. Nosso criostato opera com hélio líquido no intervalo de temperatura de 2K (-271ºC) até 300K (27ºC) e campos magnéticos de até +- 9 Tesla. – Fornos elétricos onde preparamos as amostras a serem caracterizadas por essas medidas de transporte. – Experimento da levitação magnética, usando um imã de um material supercondutor (cerâmica de ítrio-bário e cobre) e também um material diamagnético como o grafite.
  • – Espectroscopia de nano materiais:  Nosso grupo estuda as propriedades ópticas de novos materiais com estruturas de dimensões nanométricas. Vamos mostrar alguns laboratórios com montagens ópticas para medidas de espectroscopia, incluindo vários componentes ópticos e equipamentos como lasers, criostatos para medidas a baixas temperaturas (-271 oC), detectores de luz, espectrometros para separar a luz em diferentes comprimentos de onda e bobinas para gerar campos magnéticos. Mostraremos também diferentes tipos de amostras que investigamos.
  • – Show da Física: O show de física é composto de vários experimentos que mostram desde conceitos simples como queda de corpos até experimentos de elétricidade como o gerador de Van der Graaf. O objetivo do show de física é mostrar a física de uma maneira divertida, lúdica e simples. O evento é em si dinâmico, durante os experimentos os apresentadores vão interagindo com o público e incentivando sua participação. Aprenda mais sobre física no dia-a-dia brincando!