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Laboratórios na UPA 2014

  • -Células Fotovoltaicas : O laboratório possui infraestrutura para a fabricação e caracterização de células solares de silício cristalino com diferentes estruturas. Realizamos um estudo de purificação do silício nacional com o qual obtivemos células solares de alta eficiência. Células solares de terceira geração estão sendo investigadas, visando reduzir os custos na fabricação dos dispositivos. Para isto o laboratório dispõe de vários equipamentos de deposição de materiais (electron-beam, sputtering, evaporadora de metais, FCVA, PECVD) e vários equipamentos de caracterização (AFM, FTIR, nanodurômetro, simulador solar, stress), para o desenvolvimento e estudo de uma variada gama de materiais incluindo nanoestruturas para aplicações em dispositivos fotovoltaicos.
  • – Cristalografia: O Laboratório de Cristalografia Aplicada e Raios X desenvolve projetos de pesquisa no estudo de propriedades cristalográficas de materiais e no desenvolvimento de novas técnicas de imagens radiográficas com potencial de aplicação médica. A ferramenta básica para estes estudos são os raios-x que tem o potencial de sondar a natureza atômica da matéria através da difração de raios-x. Desta forma é possível determinar as propriedades básicas de cristais artificiais ou naturais assim como de determinar propriedades eletrônicas e magnéticas da matéria. Os raios-x também tem um grande potencial de uso em diagnóstico médico pelo seu forte poder de penetração em materiais biológicos. Pesquisas recentes mostram que muito pode ser desenvolvido se usamos as propriedades de coerência espacial dos raios-x na formação de imagens. Desenvolvimentos nesta área estão sendo realizados em nosso laboratório. Finalmente desenvolvemos novas fontes de raios-x que permitirão estudos de fenômenos ultrarrápidos.
  • Cronologia: O termo “cronologia”, no nome do grupo, refere-se à pesquisa sobre métodos de datação (de rochas, por exemplo) por meio da detecção de partículas geradas em decaimentos radioativos. Porém, o grupo também atua em diversos outros temas em que os elementos radioativos são usados como instrumento de investigação, como medidas da contaminação do ar por radônio e filhos, terapia de câncer por captura de nêutrons por boro (BNCT) e a termocronologia (determinação da história térmica de amostras geológicas, em especial para ajudar na prospecção de petróleo). São também feitas pesquisas básicas sobre os traços nucleares (as marcas que as partículas provenientes de decaimentos radioativos deixam nos materiais, principal indicador usado pelo grupo nas investigações), medidas de fluxo de nêutrons e taxas de rações específicas envolvendo a captura de nêutrons. O laboratório do Grupo de Cronologia conta com sala de preparação de amostras, local para tratamento químico das amostras, microscópios para visualização dos traços de partículas alfa, prótons e outros íons de interesse. Além disso há uma sala de fornos, onde o processo de recuperação da rede cristalina de materiais é estudado para posterior aplicação a problemas geológicos.
  • Eletrônica:  Ensino de eletricidade e eletrônica: neste laboratório será apresentado o funcionamento de uma impressora 3D, demonstração de rádio AM com galena, comparação entre meios de transmissão de sinais elétricos e funcionamento de display de cristal liquido.
  • – Ensino de Óptica: Dispersão da luz branca no prisma – Dispersão da luz branca em uma grade de difração – Dispersão de luz espectral em um prisma – Imagem real ( porquinho) – Transmissão de som/luz  na fibra optica – 2 hologramas feitos aqui no lab – Lente grande para observar – Espelhos la nuven no corredor – Harmonografo
  • – Espectroscopia de nano materiais:  Nosso grupo estuda as propriedades ópticas de novos materiais com estruturas de dimensões nanométricas. Vamos mostrar alguns laboratórios com montagens ópticas para medidas de espectroscopia, incluindo vários componentes ópticos e equipamentos como lasers, criostatos para medidas a baixas temperaturas (-271 oC), detectores de luz, espectrometros para separar a luz em diferentes comprimentos de onda e bobinas para gerar campos magnéticos. Mostraremos também diferentes tipos de amostras que investigamos.
  • – Fenômenos ultra-rápidos
  • – Física Médica: Neste laboratório os alunos estudam os conceitos físicos empregados na área médica, através de equipamentos utilizados rotineiramente em hospitais e clínicas. Estarão disponíveis para demonstração no UPA equipamentos de raios-X médico e odontológico, simulador de corpo humano e suas imagens reais. Também estão disponíveis os equipamentos de proteção radiológica (como colete de chumbo e protetor de tireoide) para fomentar a interação dos alunos do ambiente do laboratório e estimular perguntas sobre efeitos da radiação no corpo humano. Também serão abordados temas como radiação natural e radiação cósmica realizando medidas – com um detector tipo Geiger-Muller – do nível de radiação da areia de Guarapari, entre outros produtos naturais.
  • – Holografia : TV holográfica e TV 3D. – Imagem obtida com um simples CD – Hologramas
  • – Laboratório de Instrumentação para o Ensino de Física (LIEF): Está aberto para auxiliar didaticamente professores do segundo Grau e divulgar a física para as pessoas interessadas em aprender mais sobre o assunto. Lá estão sendo exibidas cerca de 30 experiências simples de física, em sua grande maioria desenvolvidas por alunos e ex-alunos do IFGW, de modo a demonstrar algumas leis da física que estudamos, porém não vemos frequentemente em nosso dia-a-dia, estas experiências abrangem a mecânica,a ótica, a termodinâmica e os fenômenos elétricos e magnéticos.
  • – Show da Física: O show de física é composto de vários experimentos que mostram desde conceitos simples como queda de corpos até experimentos de elétricidade como o gerador de Van der Graaf. O objetivo do show de física é mostrar a física de uma maneira divertida, lúdica e simples. O evento é em si dinâmico, durante os experimentos os apresentadores vão interagindo com o público e incentivando sua participação. Aprenda mais sobre física no dia-a-dia brincando! (Saiba mais em Quanta)