↑ Retornar para Programação do IFGW

Programação do IFGW 2014

30 de Agosto de 2014

No Instituto de Física “Gleb Wataghin”

Palestras

Local: Auditório do IFGW

Duração 15 a 20 minutos

 

9h30 - “A Física da Física Médica: o curso de graduação e oportunidades nesta nova área da Física” - Prof. Rickson C. Mesquita 

A busca por um profissional de Física Médica, capacitado para lidar com o uso da radiação ionizante e de equipamentos médicos em hospitais, tem crescido a cada ano. A demanda tende a aumentar ainda mais, com as atuais ações do Governo Federal nesta área. Nesta palestra, será abordado o que faz um Físico Médico, o mercado de trabalho, e como é o curso de graduação em Física Médica da UNICAMP

 

10h30 -  “Curso de Física: Porta para uma carreira de oportunidades” - Prof. Abner de Siervo

O Curso de Física da UNICAMP é um dos mais tradicionais e bem conceituados do país, proporcionando uma formação sólida em Física aos alunos pelas diferentes atividades acadêmicas. Durante o Curso de Física, os alunos têm a oportunidade de desfrutar de intensa interação com o corpo docente altamente qualificado, ativo em pesquisa de ponta e com reconhecimento internacional; seja nas aulas (teóricas e de práticas de laboratório) ou através de Projetos de Iniciações Científica sob a orientação de um docente. O Curso permite ainda diferentes possibilidades de escolha em modalidades e ênfases como, por exemplo, Bacharelado em Física, Bacharelado em Física Médica, Bacharelado em Engenharia Física, Licenciatura, etc. Neste seminário será apresentada uma visão geral das diferentes oportunidades para a carreira de um aluno do Curso de Física da UNICAMP.

 

11h30 -  “Simulando Darwin: a Origem das Espécies no Computador” - Prof. Marcus A.M. de Aguiar

Além das linhas de pesquisa tradicionais na área de Física, o IFGW desenvolve vários projetos interdisciplinares. Nessa palestra falarei sobre alguns dos resultados obtidos por meu grupo de pesquisa na área de Teoria de Evolução, onde utilizo ferramentas computacionais para simular o processo de formação de novas espécies a partir de uma única espécie ancestral. Discutirei inicialmente o mecanismo de formação de espécies por isolamento geográfico e em seguida mostrarei como funciona o modelo que desenvolvemos.

 

12h30 -  " Cristalografia & Física: Uma história de sucesso nos últimos 100 anos" - Profa. Iris Torriani

O prêmio Nobel de Física de 1914 foi outorgado ao físico alemão Max von Laue, pela descoberta da difração dos raios X por cristais.  Este foi o início de uma sucessão de estudos sobre a estrutura da matéria a nível atômico quase inimaginável nas primeira décadas do século passado. O conhecimento da estrutura atômica/molecular de compostos orgânicos e inorgânicos teve um impacto fundamental sobre a química, a biologia, e a ciência dos materiais.  Até hoje, 29 prêmios Nobel foram outorgados a cientistas cujos trabalhos usaram a cristalografia como ciência básica na pesquisa premiada.  Por esta razão a UNESCO proclamou 2014 como Ano Internacional da Cristalografia.

 

13h30 -  “Dentro do Átomo: Uma introdução ao fantástico mundo da física de partículas” - Profa. Arlene Cristina Aguilar

Do que é feito o Universo? Do que são compostas as estrelas, a água, a terra, os seres humanos e tudo que nos cerca? Questões desta natureza vem intrigando a humanidade ao longo de vários séculos. Dentre as várias tentativas e metodologias aplicadas, hoje acreditamos que a maneira mais confiável de responder a estas questões é inquirir diretamente a natureza através de experiências. Uma ampla gama de experimentos que começaram a ser realizados no final do século XIX, confirmaram que as estruturas mais complexas do universo são constituídas de objetos ainda mais simples que os átomos: as chamadas partículas fundamentais. Além disso, descobrimos também, que os mais variados fenômenos físicos observados são manifestações diferentes de somente quatro interações fundamentais da natureza. Neste seminário vamos explorar o mundo da física de partículas elementares e mostraremos que nem sempre nossa intuição cotidiana é necessariamente um bom guia para desvendar este mundo subatômico.

 

14h30 -  “Engenharia Física: Uma nova Engenharia na UNICAMP” - Prof. Pascoal José Giglio Pagliuso

O curso de Engenharia Física da Unicamp foi criado em 2013. No entanto, esta carreira já existe há várias décadas ao redor do mundo. Nesta palestra nós abordaremos as principais características do curso de Engenharia Física da Unicamp e discutiremos a atuação dos Engenheiros Físicos no atual mercado de trabalho brasileiro.

 

Visitas aos laboratórios

Visitas contínuas – saída em frente do IFGW

Duração 15 a 20 minutos

- Cristalografia Aplicada e Raios X

  • - Cronologia
  • - Eletrônica
  • - Ensino de Óptica
  • - Espectroscopia de nano materiais
  • - Fenômenos Ultra-rápidos
  • - Física Médica
  • - Holografia
  • - Instrumentação para o Ensino de Física
  • - Pesquisas Fotovoltaicas

 

Show de Física

Local: Em frente do IFGW

Apresentações contínuas a partir das 9h. Duração de 30 a 40 minutos

 

O show de física é composto de vários experimentos que mostram desde conceitos simples como queda de corpos até experimentos de elétricidade como o gerador de Van der Graaf. O objetivo do show de física é mostrar a física de uma maneira divertida, lúdica e simples. O evento é em si dinâmico, durante os experimentos os apresentadores vão interagindo com o público e incentivando sua participação. Aprenda mais sobre física no dia-a-dia brincando!

Temos também:

- Nitrogênio Líquido: O Nitrogênio está no ar em que respiramos, mais exatamente em 78% do ar. Para conseguirmos o Nitrogênio Líquido temos que comprimir o ar e o nitrogênio faz todo o resto do trabalho, as moléculas que estão no ar (estado gasoso) se juntam a ponto de ficarem na forma líquida. O Nitrogênio Líquido está a uma temperatura de aproximadamente -196° Celsius, este produto é utilizado em vários estudo em física, em dispositivos de alta tecnologia e também em áreas médicas, devido a sua eficácia em congelamento. A fumaça é do nitrogênio? Porque ele ferve em contato com algum objeto em temperatura ambiente?

 - Liquido não newtoniano: Este experimento baseia-se em uma mistura, por exemplo de água e maisena, com características tanto de líquido quanto de sólido, dependendo da pressão, força que é aplicado na mesma. Porque isso acontece?

Este site não é uma publicação oficial do IFGW, acesse www.ifi.unicamp.br para a versão institucional.
A responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do autor.