Pesquisa

2011 - 2015
Projeto Tematico PAPESP. Modelagem Computacional da Matéria CondensadaU Uma Abordagem em Multiplas Escalas
 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Edison Zacarias da Silva - Coordenador / Alex Antonelli - Integrante / Maurice de Koning - Integrante / Caetano R. Miranda - Integrante.

2009 - 2013
REDE NACIONAL DE NANOBIOTECNOLOGIA APLICADA À MEDICINA E À DEFESA
 
Descrição: A biotecnologia é uma das ferramentas tecnológicas da atualidade que mais tem contribuído com a estruturação de novos sistemas econômicos e sociais, a partir da manipulação das menores estruturas que compõem os seres vivos. A nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do menor tamanho, usando as técnicas e ferramentas que atualmente vêm sendo desenvolvidas e que permitem manipular átomos e moléculas, e colocá-los no lugar desejado. Ao conseguir este sistema de engenharia atômico/molecular, o resultado é uma nova revolução industrial com importantes conseqüências econômicas, sociais, ambientais, e militares. O desenvolvimento da nanotecnologia tem criado grande interesse nas áreas de ciências dos materiais e das ciências da vida principalmente. Dessa maneira, numa simbiose de ambos os conceitos acima descritos, a nanobiotecnologia é a aplicação da nanotecnologia nas ciências da vida. A atração das nanociências pode ser explicada por dois razões principais. Por um lado as nanotecnologias têm mostrado ser a base dos processos de miniaturização, que é atualmente de interesse industrial. Além disto, é possível que muitas aplicações completamente novas possam ser exploradas já que tem sido mostrado que materiais têm propriedades completamente diferentes quando as dimensões são menores que 100 nm. Assim, a nanobiotecnologia deverá permitir a obtenção de meios e métodos para diagnósticos prematuros de doenças, melhorando o seu diagnóstico e levando a melhores tratamentos. A nanobiotecnologia deverá se mostrar muito útil no aumento da eficiência do processo de desenvolvimento de fármacos. Também, a nanobiotecnologia permitirá o desenvolvimento de materiais e métodos que viabilizem obter equipamentos em escala nano e micro que permitam o entendimento e a manipulação de sistemas biológicos. Atualmente, as aplicações já desenvolvidas nesse sentido permitem aplicações médicas na entrega programada de fármacos, a reconstrução de tecidos, o diagno.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Edison Zacarias da Silva - Coordenador / Jesus Maria Calero - Integrante / Juan Carlos Granada - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

2007 - 2010
Projeto Tematico Fapesp, Simulação e Modelagem de Nanoestruturas e Materials Complexos
 
Descrição: Simulação e Modelagem de Nanoestruturas e Materials Complexos A pesquisa no campo da Nanociência tem se desenvolvido sobremaneira nos últimos anos, tendo recebido grande destaque em diferentes áreas do conhecimento, como a Física, Química, Biologia e Engenharia. Uma parte desse interesse advém do fato dos sistemas físicos apresentarem novos comportamentos quando manipulados em escalas nanométricas. Essas propriedades únicas dos sistemas nanoestruturados, mesmo para materiais bem entendidos como Au, por exemplo, levam à criação de uma nova sub-área do conhecimento, a qual requer estudos que permitam que seus paradigmas sejam estabelecidos. Este projeto que submetemos para apreciação tem como objetivo o estudo teórico de propriedades eletrônicas, estruturais, magnéticas e de transporte em materiais nanoestruturados. O foco principal de nossas atividades é a busca do conhecimento fundamental das propriedades físicas dos materiais através de simulações computacionais. Quando falamos em simulação computacional temos que ter em mente sua amplitude de enfoque. Pretendemos utilizar diferentes métodos e técnicas, como por exemplo: potenciais empíricos, semi-empíricos, cálculos ab initio, Dinâmica Molecular, Monte Carlo Metrópolis e Monte Carlo Cinético. Sem restringirmos muito nossa atuação, poderíamos definir nosso objetivo como o estudo de nanomateriais com interesse no confinamento quântico, que é a base dos fenômenos eletrônicos, óticos e de transporte em geral. Os sistemas e tópicos de interesse são: (i) Nanofios metálicos; (ii) Nanotubos de Carbono; (iii) Superfícies metálicas; (iv) Difusão de metais em superfícies metálicas. Este Projeto Temático que envolve pesquisadores da UNICAMP e também da USP .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Edison Zacarias da Silva - Coordenador / Alex Antonelli - Integrante / Adalberto Fazzio - Integrante / Antôno J Roque da Silva - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

2003 - 2006
Projeto Tematico Fapesp
 
Descrição: Simulação Computacional de Materiais Nanoestruturados A pesquisa no campo da Nanociência tem se desenvolvido sobremaneira nos últimos anos, tendo recebido grande destaque em diferentes áreas do conhecimento, como a Física, Química, Biologia e Engenharia. Uma parte desse interesse advém do fato dos sistemas físicos apresentarem novos comportamentos quando manipulados em escalas nanométricas. Essas propriedades únicas dos sistemas nanoestruturados, mesmo para materiais bem entendidos como Au, por exemplo, levam à criação de uma nova sub-área do conhecimento, a qual requer estudos que permitam que seus paradigmas sejam estabelecidos. Este projeto que submetemos para apreciação tem como objetivo o estudo teórico de propriedades eletrônicas, estruturais, magnéticas e de transporte em materiais nanoestruturados. O foco principal de nossas atividades é a busca do conhecimento fundamental das propriedades físicas dos materiais através de simulações computacionais. Quando falamos em simulação computacional temos que ter em mente sua amplitude de enfoque. Pretendemos utilizar diferentes métodos e técnicas, como por exemplo: potenciais empíricos, semi-empíricos, cálculos ab initio, Dinâmica Molecular, Monte Carlo Metrópolis e Monte Carlo Cinético. Sem restringirmos muito nossa atuação, poderíamos definir nosso objetivo como o estudo de nanomateriais com interesse no confinamento quântico, que é a base dos fenômenos eletrônicos, óticos e de transporte em geral. Os sistemas e tópicos de interesse são: (i) Nanofios metálicos; (ii) Nanotubos de Carbono; (iii) Superfícies metálicas; (iv) Difusão de metais em superfícies metálicas. Este Projeto Temático que envolve pesquisadores da UNICAMP e também da USP .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Edison Zacarias da Silva - Integrante / Alex Antonelli - Integrante / Adalberto Fazzio - Coordenador / Antôno J Roque da Silva - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 4

Este site não é uma publicação oficial do IFGW, acesse www.ifi.unicamp.br para a versão institucional.
A responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do autor.