FI216/F015 – Tópicos de Física Experimental – Técnicas Experimentais Avançadas de Física de Superfícies

Professor: Abner de Siervo ; IFGW/ DFA – sala 57 /lab. 91 e 96;  asiervo@ifi.unicamp.br

Ementa: Introdução: do sólido à superfície. Instrumentação de ultra-alto vácuo. Espectroscopia de elétrons e análise química. Adsorção, desorção e reação química. Estrutura atômica de superfície. Estrutura eletrônica de superfícies.

Objetivos: Esta disciplina tem o objetivo de introduzir as principais técnicas de estudo de superfícies abordando aspectos fundamentais e aplicações. Em particular será dado ênfase às espectroscopias baseadas na emissão de elétrons (fotoemissão e recombinação Auger: XPS (Espectroscopia de fotoemissão), AES (Espectroscopia de elétrons Auger), ARPES (Angle ResolvedPhotoelectron Spectroscopy). Será dado ênfase ao estudo da estrutura eletrônica de materiais. O curso também abordará aspectos experimentais para o estudo da estrutura atômica de superfície apresentando alguma técnicas consagradas baseadas em difração de elétrons: LEED (Difração de elétrons lentos) e  PED (Difração de fotoelétrons); bem como  microscopia de varredura por tunelamento (STM).

Topico1-Introduçao_do_solido _a_superficie

Topico2-Introdução a Tecnologia UHV

Topico3- Introdução a espectroscopia de elétrons

Topico4- Espectroscopia de elétrons para análise química

Topico5-Adsorção dessorção e reações químicas em superfícies

Avaliação P1  (12/05/2022).

Topico6  – Estrutura de superfícies_Difração de elétrons

Topico 7 – Estrutura de superfícies: Difração de fotoelétrons (XPD ou PED)

Tópico 8 – Introdução à técnica de microscopia e espectroscopia de tunelamento de elétrons (STM).

Prática: Execução de um experimento envolvendo as técnicas abordadas na disciplina.

Topico9 -Estrutura eletrônica _ ARPES – Angle resolved Photoelectron Spectroscopy

Avaliação P2 (07/07/2022) + Entrega do relatório.  DOWNLOAD DA PROVA II AQUI!!!

Critérios de Avaliação (alunos de Graduação): A nota de aproveitamento será calculada como A=(2*P+R)/3 onde P será a média de P1 e P2 (duas provas baseadas em conceitos abordados em sala de aula).  R será a nota baseada em um relatório de um experimento realizado pelos alunos.

A frequência mínima será de 75%.

A>= 7.0 (aprovado). A=NF (NF= Nota Final)

Se A<7.0 à Exame baseado em uma arguição.

NF= (A+E)/2.  Se NF >= 5.0, aprovado.

Critérios de Avaliação (alunos de Pós-Graduação):

Avalição será A (NF>8.5), B (7.0 ≤NF≤8.5), C(5.0 ≤NF<7.0), e D (NF<5.0).

Resultado Avaliações: Notas_FI216_F015_2s2022

Bibiografia:

1-       Surface Physics: An Introduction, Written and published by Philip Hofmann (http://www.philiphofmann.net/Philip_Hofmann/SurfacePhysics.html)

2-       Photoelectron Spectroscopy – Principles and Applications, Stefan Hüfner, 2nd Edition, Springer.

3-       Introduction to Scanning Tunneling Microscopy (2nd Edition), C. Julian Chen, Oxford University Press.

4-       Notas de Aula.

Links para artigos e notas interessantes: