Maleável e não deforma – Revista FAPESP destaca artigo do GSONM

Revista FAPESP de 24 de outubro de 2014 destacou artigo publicado na Revista Nature Communications.

Destaque da Revista FAPESP

MARCOS PIVETTA  na Edição 224 – Outubro de 2014

“Associada a outras moléculas, a folha de átomos de carbono que dá forma ao grafeno pode adquirir propriedades ainda mais surpreendentes. Uma equipe de pesquisadores da Universidade Rice (EUA), com participação de físicos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolveu um tipo de esponja extremamente leve, resistente e maleável a partir de uma reação química que junta uma variante desse material, o óxido de grafeno (GO), e a forma hexagonal do nitreto de boro (BN), composto sintético usado como lubrificante e aditivo em cosméticos. Amostras da esponja de uns poucos centímetros de tamanho foram comprimidas com moedas de um centavo de dólar e retomaram sua forma inicial sem problemas. A estrutura nanométrica do novo material, denominado GO-0.5BN, se assemelha às entranhas de um prédio em construção: os pisos e as paredes se montam sozinhos a partir de uma base de folhas de óxido de grafeno reforçada por placas de nitreto de boro. A densidade do GO-0.5BN é 400 vezes menor do que a do grafite”(…)

Link: http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/10/09/maleavel-e-nao-deforma/

Artigo científico
VINOD, S. et alLow-density three-dimensional foam usings elf-reinforced hybrid two-dimensional atomic layersNature Communications. 29 jul. 2014.