Filas de processamento

A submissão de jobs para o nós de processamento é realizado através de filas de processamento. A definição das filas é realizada pela COMINF e pode ser alterada de acordo com as necessidades dos usuários. As filas configuradas atualmente estão descritas no item “Filas definidas

Para o envio de jobs , deve-se criar um arquivo de submissão  e usar o comando qsub  para envio dos jobs. Na seção “exemplos de arquivos de submissão” podem ser vistos alguns exemplos.

Comandos úteis para o sistema de filas

qsub para submissão de jobs por exemplo: qsub exemplo1.pbs qdel para remoção de jobs das filas por exemplo: qdel 510 qstat exibe o estado de filas e jobs qstat -q: lista todas as filas do sistema qstat -Q: lista os “limites” de todas as filas do sistema qstat -a: lista todos os jobs qstat -au userid: lista …

Filas definidas

Atualmente estão definidas as seguintes filas: nome da fila descrição da fila jobs simultâneos jobs por usuário limite de tempo total de nodes auger Fila para o projeto Auger – os limites (tempos, cores por usuario) ficam por conta do grupo (prof. Chinellato) – – – 2 serial Cada job pode utlizar apenas 1 núcleo, …

Exemplos de arquivos para submissão

A seguir apresentamos alguns exemplos de arquivos para envio de jobs. Envio para a fila par120 (permite até 120 cores) #!/bin/bash #PBS -M usuario@ifi.unicamp.br ### Mandar email no inicio e fim #PBS -m abe ### Name do processo #PBS -N par120 ### Arquivos de saida #PBS -e par120.err #PBS -o par120.out ### Definindo a fila …