Plano de Gestão

Comissão de usuários

A comissão de usuários é composta pelo coordenador da Oficina de Criogenia, um representante docente de cada departamento do instituto, um dos servidores que compõem a equipe técnica e um representante discente.

A comissão faz avaliação contínua da prestação de serviços pela Oficina de Criogenia, do uso e funcionamento dos equipamentos, avalia solicitações específicas de usuários e faz sugestões ao coordenador. Ela se reúne periodicamente, uma vez ao mês, e extraordinariamente quando necessário. Hoje ela é formada pelos seguintes membros:

  • Prof. Odilon D. D. Couto Jr. (presidente)
  • Prof. Ricardo R. Urbano (Dpto. de Eletrônica Quântica)
  • Prof. Francisco P. M. Rouxinol (Dpto. de Física da Matéria Condensada)
  • Prof. Pierre-Louis de Assis (Dpto. de Física Aplicada)
  • Prof. Ettore Segreto (Dpto. de Raios Cósmicos de Cronologia)
  • Gustavo Carrara Lúcio (Oficina de Criogenia)
  • André Garcia Primo (discente)

 

Fornecimento de nitrogênio líquido

A liquefatora de nitrogênio tem como principal função a produção de nitrogênio líquido para ser utilizado no processo de liquefação do hélio.

Pequenas quantidades de nitrogênio líquido estão normalmente disponíveis à pronta entrega para os usuários internos após a abertura de chamado. Maiores quantidades devem ser solicitadas após consulta à equipe da criogenia sob o risco interromper o uso do nitrogênio líquido na liquefação de hélio.

Grandes quantidades que não puderem ser atendidas pela criogenia serão direcionadas ao tanque de nitrogênio líquido do Departamento de Física Aplicada (DFA). Neste caso, o usuário deverá realizar a carga de nitrogênio, com interveniência administrativa da Funcamp e auxílio do EAIP. Além do custo da carga de nitrogênio, o ressarcimento levará em conta os custos indiretos da Unicamp (definidos por regimento), uma taxa de operação técnica por parte da Oficina de Criogenia (25% ) e uma taxa associadas às perdas por evaporação (20%).

 

Fornecimento de hélio líquido para usuários externos

O uso da Oficina de Criogenia para fornecimento de hélio líquido para usuários externos poderá ser realizado de duas maneiras:

  1. Compra de hélio líquido diretamente da Oficina de Criogenia;
  2. Compra de hélio gasoso por parte do usuário externo e liquefação pela Oficina de Criogenia.

Em ambas a situações, após preencher o formulário disponível na página da Oficina de Criogenia, o usuário externo será direcionado ao EAIP do IFGW para realização dos procedimentos administrativos. O ressarcimento será realizado com interveniência administrativa da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (FUNCAMP) e será baseado no volume a ser liquefeito. Além do custo do hélio gasoso para liquefação, o ressarcimento levará em conta os custos indiretos da Unicamp (definidos por regimento), uma taxa de operação técnica por parte da Oficina de Criogenia (25%) e uma taxa associadas às perdas por evaporação durante o processo (20%). Na situação 2, o ressarcimento será calculado tendo como base uma cotação atualizada do insumo gasoso feita pelos técnicos da oficina.

É importante ressaltar que o fornecimento de hélio líquido para usuários externos não deve comprometer o fluxo das demandas internas do IFGW. Em outras palavras, o usuário externo entrará na fila de fornecimento de hélio líquido se ela existir no momento da solicitação. Além disso, havendo escassez de hélio gás nas empresas fornecedoras, a Oficina de Criogenia se resguarda o direito de não liquefazer hélio gasoso que já circule no sistema de laboratórios do IFGW para atendimento de demandas externas.