Ementas

Escola 1: “A Física de Partículas do novo século”

Coordenadora: Profa. Dra. Arlene Cristina Aguilar (Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia, IFGW, UNICAMP)

Nestas duas semanas de escola organizada pelo Departamento de Raios Cósmicos do IFGW, vamos reunir pesquisadores em física de partículas teórica e experimental, astropartículas e cosmologia.  A escola focará nos recentes resultados obtidos pelo LHC (Large Hadron Collider), como por exemplo, a  descoberta do Higgs, buscas diretas e indiretas de matéria escura e a física de neutrinos.  Além disso, vamos proporcionar aos estudantes os ingredientes necessários para um entendimento profundo do Modelo Padrão das físicas de partículas elementares. Depois de introduzir uma descrição teórica e algumas técnicas experimentais do universo da física de partículas, os estudantes terão a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, e aprenderão como fazer uma análise de dados de eventos reais de colisões de partículas gravados pelas grandes colaborações internacionais do CERN em um curso de Hands on.

Escola 2: “Nanodispositivos, materiais nanoestruturados e aplicações”

Coordenadores: Dr. Gustavo Wiederhecker, Prof. Dr. Antonio Riul (Departamento de Física Aplicada, IFGW, UNICAMP)

Nesta escola serão abordados aspectos avançados sobre nanodispositivos, materiais nano estruturados e suas aplicações. Estes aspectos serão explorados através de minicursos e seminários de pesquisa que tratarão dos princípios físicos, aplicações e técnicas de fabricação, síntese, e simulação, assim como medidas e caracterização de nanodispositivos e materiais nanoestruturados. Além das aulas, o programa terá visitas guiadas aos laboratórios de pesquisa da Unicamp e institutos de pesquisa presentes na região. Especificamente, a escola versará sobre os seguintes tópicos: Nanofotônica (Fundamentos de microcavidades ópticas, guias de onda e suas aplicações, Invisibilidade óptica e óptica de transformações em nanodispositivos), Nanomateriais (Fabricação de materiais nanoestruturados, Caracterização de materiais nanoestruturados, Ferramentas teóricas e simulação de nanossistemas) Microfluídica (Fundamentos da plataforma “Lab-on-a-chip”, Nanossensores biológicos), e Aplicações (Língua eletrônica e Transistores transparentes e flexíveis).

Escola 3: “Óptica Moderna e Fotônica

Coordenador : Prof. Dr. Paulo Dainese (Departamento de Eletrônica Quântica, IFGW, UNICAMP)

Cansado de óptica do século passado? Apresentaremos neste curso o futuro em ciência e aplicações em óptica & fotônica. Confinamento e guiamento de luz, cristais fotônicos, óptica nãolinear em estruturas avançadas, dispositivos de fotônica, fotônica de grafeno, células solares, aprisionamento e resfriamento de átomos, biofotônica, comunicações ópticas, óptica quântica e outros. A estrutura da escola consiste em dois módulos: um básico que trás o aluno dos conceitos básicos até a ciência do presente, e um avançado que lhe apresenta o futuro.

Módulo básico: Revisão de eletromagnetismo, revisão de óptica, guiamento e confinamento de luz, teoria de perturbação e acoplamento de modos, princípios de óptica não-linear, emissão, absorção de luz.

Módulo Avançado: Cristais fotônicos, fibras de bandgap fotônico, sensores fotônicos, biofotônica, criptografia quântica, comunicações ópticas, óptica ultrarrápida, células fotovoltaicas, fotônica em grafeno.