Escopo – Cosmologia Observacional

Escola de Cosmologia Observacional

Coordenadora:

Profa. Dra. Flávia Sobreira (Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia)

Escopo

Desde que a expansão acelerada do universo foi descoberta pelas observações de supernovas do tipo Ia, estudar sua causa tem sido um dos temas de maior interesse em cosmologia. O modelo mais simples que descreve o universo atual é chamado 𝚲CDM. Estudos apontam que o universo é plano e sua densidade de energia total é composta por 70% de energia escura, 25% de matéria escura e 5% de matéria visível. A energia escura seria a responsável pela aceleração cósmica. A descoberta da expansão cósmica deu o prêmio Nobel de física, em 2011, para os cientistas Adam Riess, Brian Schmidt e Saul Perlmutter e motivou grandes avanços tecnológicos que permitiram a cosmologia atingir uma era de medidas de precisão. Recentemente grandes telescópios têm sido criados para estudar e explorar nosso universo. O estudo da estrutura em grande escala do universo tem sido um dos principais motivos para a construção e designer destes experimentos.

A Escola de Inverno abordará temas atuais de cosmologia observacional. Será dada uma visão geral da expansão acelerada do universo e suas possíveis causas. A energia escura será enfatizada como principal candidato para explicar a descoberta que marcou uma nova era para a cosmologia.  Será também visto como explorar a estrutura em larga escala do universo para obter informações sobre sua história de evolução. Alguns observáveis extraídos dos dados observacionais serão apresentados e se discutirá como usá-los juntamente com métodos estatísticos para extrair informações sobre a energia escura. Por fim, será apresentado o que realmente observamos com os grandes telescópios e quais informações usamos para estudar o universo.

Esta é a sexta edição das Escolas de Inverno do IFGW. No ano passado, contou-se com a participação de  estudantes de várias regiões do país. Serão oferecidos 4 cursos no contexto de cosmologia observacional. Os cursos são:  Estrutura em Larga Escala do Universo; Energia Escura; Métodos Estatísticos em Cosmologia; Observando o universo. Cada curso contará com 4 aulas de duração de 1:30 hrs distribuídas ao longo da semana. Além disso, está programada uma palestra sobre o status atual da cosmologia observacional. Os alunos que fizerem matrícula regular ou especial no curso de Cosmologia Observacional oferecido pela DAC, receberão 2 créditos se participarem da escola e completarem os requisitos necessários. Neste formato, ao final da escola de inverno, o estudante completará 27 horas de aula, incluindo uma avaliação individual no final do evento.

Palestrantres

Abaixo segue a lista dos palestrantes da Escola. Todos os convidados são autoridades reconhecidas em suas áreas de atuação.

• Eusebio Sánchez Álvaro –  CIEMAT, Espanha.

Prof. Eusebio Sánchez é professor titular no Centro de Pesquisa Energética, Ambiental e Tecnológica (CIEMAT) em Madrid. Sua pesquisa é voltada para a área de cosmologia, especialmente energia escura e a estrutura em larga escala do universo.  Seus últimos trabalhos tem sido em métodos para vincular os parâmetros que regem a dinâmica do universo usando dados observacionais de grandes levantamentos como por exemplo Oscilações Acústicas Bariônicas. Participa nos experimentos DES, PAU e DESI.

• Adam Amara – Institute for Particle Physics and Astrophysics, ETH Zurich

Prof. Adam Amara é cientista sênior em ETH Zurich desde 2012.  Sua pesquisa é baseada em algumas das grandes questões da cosmologia, tais como: i) O que é energia escura? ii) Qual é a natureza da matéria escura? iii) A Relatividade Geral é válida em escalas cósmicas? Embora a física moderna tenha grande sucesso para explicar o mundo físico, ainda não se sabe o que é 95% do conteúdo energético do universo. Para entender isso, o Prof. Adam Amara se dedica a testar modelos cosmológicos usando dados de grandes experimentos em cosmologia observacional através de sondas cosmológicas como lenteamento gravitacional fraco, estrutura em larga escala e CMB.  A maioria de seus trabalhos recentes tem sido na interface entre ciência e designer de experimentos. Participa dos experimentos DES, PAU, LSST, DESI, Bingo and HIRAX.

• Raul Abramo – Instituto de Física, Departamento de Física Matemática, USP

Prof. Raul Abramo é professor associado do Departamento de Física Matemática do Instituto de Física da USP. Sua pesquisa está focada em áreas de interface entre a física e a astronomia, em particular a cosmologia teórica e observacional.  Nos últimos anos tem se dedicado em projetos de grande escala em cosmologia observacional com o objetivo de buscar evidências da matéria escura e energia escura. Faz parte dos experimentos J-PAS, PFS/SuMIRe, S-PLUS e J-PLUS.

• Ricardo Ogando – Núcleo de Pesquisa em e-Astronomia, Observatório Nacional; LIneA

Prof. Ricardo Ogando trabalha no Observatório Nacional/MCT do Rio de Janeiro. Tem experiência em grandes levantamentos do céu, fotométricos e espectroscópicos, e no tratamento e análise do grande volume de dados associado a esses projetos, a chamada e-science, a qual tem se dedicado no contexto dos levantamentos SDSS, DES, DESI, e LSST. Tem interesse em Objetos Transnetunianos, Exoplanetas, e evolução de galáxias. Atualmente está focado na busca por aglomerados de galáxias, a pedra angular da grande teia cósmica, e o estudo de suas propriedades. Além da Sociedade Astronômica Brasileira, é membro da Sociedade Brasileira da Computação onde atua na área de e-science, sendo participante do Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia e INCT do e-Universo.

Cartaz da Escola