Prof. Mauro Doria organiza Escola Brasileira de Supercondutividade

O Prof. Mauro Doria (IF/UFRJ) e o Prof. Wilson Ortiz (DF/UFScar) organizaram na semana de 17 a 24 de fevereiro de 2019 a “Escola Brasileira de Supercondutividade: dos nanosupercondutores à computação quântica” nas dependências da Universidade Federal de São Carlos, em São Carlos, SP.

A escola contou com 65 participantes,  sendo que quinze eram professores. Os demais participantes eram estudantes de graduação, pós graduação e  também pósdocs, a maioria oriundos do Estado de São Paulo: da Unesp de Ilha Solteira, Bauru e Lorena, UFSCar, UFABC e Unicamp. Houve também  expressiva participação de estudantes vindos de outros estados da federação,  em especial do Rio de Janeiro, de Pernambuco e do Rio Grande do Sul.

Durante a semana os participantes se dedicaram a discutir temas de interesse recente da Supercondutividade na escala nanoscópica, tais como: a visualização da penetração do campo no interior do supercondutor; o estudo de recentes avanços na computação quântica por via de circuitos supercondutores e a modelagem do supercondutor por uso de teorias microscópicas e fenomenológicas. Posteriormente à escola aconteceu um  workshop com a apresentação de vários professores especialistas nos temas. Dentre os participantes deste projeto FAPESP estiveram o Prof. Mauro que ministrou um dos minicursos e os professores Marcos de Ávila, Raquel Ribeiro da UFABC,  e Oscar Ferreira de Lima da Unicamp que apresentaram seus recentes trabalhos na área.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.