02 – Geradores e Motores Elétricos
01 – Pilhas e Baterias
Como vimos anteriormente, todos os aparelhos eletromagnéticos necessitam de um campo elétrico para gerar uma corrente que, ao fluir pelo equipamento, o faz funcionar. Portanto, criar um campo elétrico de forma estável, controlada e segura é fundamental para a utilização de nossos equipamentos elétricos. Há duas formas de se criar um campo …
02 – Campos Magnéticos
Como vimos, em pilhas e baterias, os campos elétricos são criados pelo transporte das cargas elétricas através de reações químicas. Cargas positivas são separadas das cargas negativas e, com isso, um campo elétrico é criado. Porém, há outra forma de se criar campo elétrico: via indução magnética, ou Lei de Indução de Faraday. …
03 – Geradores
(Clique na imagem para ampliá-la) Após uma semana falando de campos magnéticos, podemos retomar a discussão sobre a Lei de Indução de Faraday. Como vimos, uma variação de campo magnético gera campo elétrico, e este campo elétrico pode funcionar como uma força eletromotriz em um circuito fechado. Vamos, agora, olhar com detalhe como isto …
04 – Motores Elétricos
Retomemos o exercício de fixação da semana passada, quando comparamos duas bicicletas com dínamos descendo uma ladeira. Por simples conservação de energia, podemos concluir que a bicicleta com o dínamo conectado desce mais lentamente, por causa da dissipação ôhmica presente na lâmpada do dínamo. Para entender o mecanismo de frenagem da bicicleta, …