DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTOS PARA A PESQUISA QUALIQUANTITATIVA NO ENSINO DE FÍSICA
As pesquisas educacionais no Brasil costumam apresentar e utilizar metodologias qualitativas para pesquisa. Com um incremento da facilidade no uso de programas para coleta e tratamento de dados; além de uma maior facilidade de acesso virtual a possíveis candidatos à participarem de pesquisa, surgem em maior número as pesquisas qualiquantitativas, muitas delas associadas à questionários fechados. Por questionários fechados consideramos aqueles que apresentam uma assertiva seguida de (em geral) cinco graus de concordância (a mais comum das escalas Lickert). Um questionário fechado possibilita a utilização de técnicas estatísticas simples, as quaia permitem aferir a validade e a confiabilidade no conjunto de respostas, enriquecendo as análises possíveis de serem obtidas.
A proposta deste minicurso é apresentar sucintamente alguns pontos:
1) A validade do questionário, isto é, “se o questionário está medindo o que se propõe a medir”;
2) Quanto posso confiar no questionário, qual sua confiabilidade utilizando o alfa de Crombach?
3) Quais as falhas mais comuns na elaboração de questionários;
Não é necessário conhecimento em programação.
VISAO GERAL DO PROBLEMA
VALIDADE E CONFIABILIDADE
MEDIDAS EM QUESTIONÁRIOS E TESTES
CONSTRUÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO
IDEIAS SOBRE LIMPEZA DE UM BANCO DE DADOS REAL