Oficina EPEF

DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTOS PARA A PESQUISA QUALIQUANTITATIVA NO ENSINO DE FÍSICA

As pesquisas educacionais no Brasil costumam apresentar e utilizar metodologias qualitativas para pesquisa. Com um incremento da facilidade no uso de programas para coleta e tratamento de dados; além de uma maior facilidade de acesso virtual a possíveis candidatos à participarem de pesquisa, surgem em maior número as pesquisas qualiquantitativas, muitas delas associadas à questionários fechados. Por questionários fechados consideramos aqueles que apresentam uma assertiva seguida de (em geral) cinco graus de concordância (a mais comum das escalas Lickert). Um questionário fechado possibilita a utilização de técnicas estatísticas simples, as quaia permitem aferir a validade e a confiabilidade no conjunto de respostas, enriquecendo as análises possíveis de serem obtidas.
A proposta deste minicurso é apresentar sucintamente alguns pontos:

1) A validade do questionário, isto é, “se o questionário está medindo o que se propõe a medir”;

2) Quanto posso confiar no questionário, qual sua confiabilidade utilizando o alfa de Crombach?

3) Quais as falhas mais comuns na elaboração de questionários;
Não é necessário conhecimento em programação.

 

VISAO GERAL DO PROBLEMA

EPEF_2020_BLOCO1

VALIDADE E CONFIABILIDADE 

EPEF_2020_BLOCO2

MEDIDAS EM QUESTIONÁRIOS E TESTES

EPEF_2020_BLOCO3

CONSTRUÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO

EPEF_2020_BLOCO4

IDEIAS SOBRE LIMPEZA DE UM BANCO DE DADOS REAL

EPEF_2020_BLOCO5