Voltar para RELATÓRIO PIBID 2016

EEDO

ATIVIDADES NA ESCOLA ESTADUAL DJALMA OCTAVIANO

A EE Djalma Octaviano (EEDO) é uma das escolas de tempo integral do Estado de São Paulo, apresentado um IDEB igual a 4,0 em 2013, não tendo sido avaliada em 2015. Tem da ordem de 250 alunos, sendo que aproximadamente 60 alunos estavam envolvidos com o PIBID/IFGW.

DISCIPLINA  ELETIVA SOBRE VISÃO, LUZ E COR

A equipe do PIBID/IFGW, em comum acordo com as professoras da EEDO, participou da criação de uma disciplina eletiva, com um caráter interdisciplinar, que foi implementada no 2o semestre de 2016. Essa disciplina apresentava como característica trabalhar conceitos de visão, luz e cor de forma similar à exposição que ocorre no Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, “A Cor da Luz”. Essa mesma exposição também é tema da dissertação de Mestrado de Gabriela Pivaro (CAPES), o que estabelece uma relação simbiótica entre diversos olhares próximos da formaçaõ de professores. 

CLUBE JUVENIL 

Uma das características das escolas de tempo integral é o fato de que existe um horário reservado de duas aulas onde os estudantes definem o que e como vão fazer. As atividades podem ser de qualquer tipo, sendo em geral associadas a dança, música, desenho artes, ou atividades similares.

São os estudantes que definem em conjunto o que eles desejam fazer. Ao chegar na EEDO fui apresentado aos presidentes dos clubes, e qual não foi minha surpresa quando eles solicitaram que fosse criado um “clube juvenil de física”, onde os estudantes teriam aulas de física de forma espontânea , fora do currículo.

Foi uma chance maravilhosa para os bolsistas, pois dificilmente eles irão se defrontar com estudantes que desejavam assitir aulas de física, principalmetne pelas dificuldade que a EEDO tem enfrentando para encontrar professores de física. Nos anos anteriores não havia professor de física na escola.

Foram os bolsistas em comum acordo com os estudantes que definiram como iriam funcionar os clubes juvenis, onde os estudantes definem  

CLUBE JUVENIL 

 

ACOMPANHAMENTO DAS AULAS

 

NARRATIVAS PEDAGÓGICAS

Os bolsistas tinham a possibilidade de discutir e comentar sua relação com a escola e com as situações que vivenciaram e que fizeram parte de sua formação.