Visão geral

Fibras ópticas microestruturadas (fibras de cristal fotônico). Fabricação de fibras estruturadas (de sílica, softglass e polímero) com estruturas inovadoras para comunicação óptica, dispositivos e sensores. Simulação modal por método de elementos finitos (Comsol) e com pacote RSoft.

Fabricação e estudo de micro e nanofibras ópticas. Fibras com dimensão entre 10 um e 200nm produzidas a partir de fibras convencionais, birrefringentes, multimodais ou microestruturadas. Integração com dispositivos de interferência multimodal e com redes de período longo. Estudo de micro circuitos ópticos como interferômetros ou ressonadores.

Sensoriamento óptico. Interesse em sensoriamento de grandezas como índice de refração, strain, pressão, temperatura, parâmetros elétricos ou material biológico. Interação com empresas.

Dispositivos ópticos / Comunicação óptica. Interesse na utilização de fibras especiais desenvolvidas na Unicamp para controle ativo da propagação da luz em circuitos ópticos. Trabalho com fibras microestruturadas com eletrodos integrados, dispositivos baseados em interferência multimodal (MMI) e utilização de modos de casca (cladding modes).

Pós-processamento material e estrutural de fibras de cristal fotônico. Interesse no processamento material e estrutural de fibras especiais para expansão das funcionalidades da fibra. Inserção material de líquidos, gases, metais e nanoparticulas em buracos selecionados da seção transversal da fibra. Processamento buraco a buraco de fibras microestruturadas para alteração de suas propriedades ópticas e mecânicas. Interação com Grupo de Fotônica da Universidade Mackenzie.

Redes de período longo. Desenvolvimento de redes de período longo para acoplamento de modo de núcleo para selecionados modos de casca em fibras especiais e convencionais. Montagem baseada em laser de CO2.