LIEF como colaborador da divulgação da Física

O LIEF conta com um acervo de experimentos amplo e que abrange diversos assuntos da física. Esses experimentos estão disponíveis para serem emprestados por toda a comunidade acadêmica. Atualmente a Quanta Jr., empresa júnior do IFGW, é quem mais utiliza o serviço de empréstimo dos experimentos. Isso porque a empresa é responsável pela realização do Show da Física, e alguns experimentos apresentados são do LIEF, como o Submarino e o Disco de Euler. Segue abaixo a página da Quanta Jr. e do Show da Física, que também pode ser realizado fora da UNICAMP com agendamento prévio.

Show da Física: showdafisica.quanta.org.br

Quanta Jr.: www.quanta.org.br

Além de atender a todo público interno, os empréstimos também podem ser feitos pelo público externo, como professores que desejam levar uma aula de física mais dinâmica para seus alunos ou até mesmo em feiras de ciências. Para realizar o empréstimo basta se dirigir até ao LIEF, escolher e verificar a disponibilidade dos experimentos e agendar o dia de retirada e devolução.

Um dos principais objetivos do LIEF é colaborar para a divulgação da Física de maneira interessante e de fácil compreensão, independente da faixa etária dos estudantes. Os experimentos são baseados em conceitos aprendidos em sala de aula, ou ainda a aprender, trazendo a Física para próximo da realidade.

Quanta Jr. realizando Show da Física. Na imagem vemos o Submarino sendo apresentado e, no canto direito, o Gerador de Van der Graaf.

Professor apresentando giroscópio em feira de ciências