2023 – Atual – O impacto das variáveis cognitivas, psicológicas e socioeconômicas na formação dos saberes sobre mecânica dos estudantes de Física Geral I da Unicamp
Descrição: O projeto tem como foco principal a investigação da formação dos saberes sobre mecânica na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a partir dos estudantes da disciplina de Física Geral I. O objetivo geral é analisar os conhecimentos físicos sobre mecânica, considerando as dimensões cognitiva, psicológica e socioeconômica dos estudantes do curso de Física Geral I, em especial dos licenciando em Física. O projeto se estrutura em três partes principais: Perfil Socioeconômico dos estudantes; Autoeficácia; Saberes Discentes. A metodologia inclui o uso de dados provenientes de questionários sobre o perfil socioeconômico, bem como a aplicação do Mechanics Baseline Text (MBT) para avaliar os conhecimentos físicos dos discentes. Além disso, o projeto emprega ferramentas de análise estatística descritiva e exploratória para analisar os resultados do MBT. A autoeficácia matemática dos estudantes será avaliada por meio do Attitudes Toward Mathematics Inventory (ATMI), adaptado ao contexto dos estudantes universitários. Ao final, espera-se obter um amplo entendimento das relações entre perfil socioeconômico, autoeficácia matemática, conhecimentos físicos, proporcionando reflexões para o desenvolvimento de estratégias de ensino e formação que possam contribuir para uma melhoria na qualidade na formação do conhecimento Físico, como também na formação de professores.
Coordenador: Guilherme Stecca Marcom
2023 – 2023 – Good Questions
Descrição: Good Questions are a specific type of open-ended question that must meet the following criteria: there are multiple answers that can be accepted; more than a mere reference to known facts is needed; discussion is provoked; includes a motivational role in lifelong education; students may learn something when they respond and/or discuss; and teachers can learn something about their students from student responses (Sullivan and Lilburn, 2010). According to Jan#269;a#345;ík et all (2013), this method allows for greater integration of subjects and facilitates student learning. This integration occurs in language and communication, based on these two characteristics Radish Kow (2015) describe how physics students interpreted a mathematical language for mathematics and a mathematical language for physics, and how this practice interferes with this learning. In this way, the development and practice of activities that work with good questions can favour the development of student learning and enable the development of educational indicators from their application in classes for evaluative purposes.Based on the relationship between the Good Questions methodology and assessment, this project aims to investigate the use of this methodology in the development of formative assessments for teaching science and mathematics. The methodological approach consisted of the development of formative indicators associated with the resolution of Good Questions using the theory of problem-solving strategy to identify the origin of students’ difficulties. Using problem-solving strategies, we can infer how the student is struggling with natural science and math problems and has returned about it to students, faculty, and the academic community. For this process, it is necessary to build a matrix of difficulties, so, at this moment, problem-solving strategies are a great relief tool for the construction of the matrix. This process is essential for the development of a formative assessment that is effective as the students’ self-assessment (Taras, 2010). Based on the relationship between the Good Questions methodology and assessment, this project aims to investigate the use of this methodology in the development of formative assessments for teaching science and mathematics..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Guilherme Stecca Marcom – Coordenador / Antonín Jančařík – Integrante.
2010 – 2015 – Bullying cyberbullying: os processos de autorregulação à luz da Psicologia Moral
Descrição: Inúmeras cenas de violência física e moral, traduzidas como bullying, tem sido constantes no cotidiano da escola e fora dela, ocupando espaços inclusive virtuais ? como cyberbullying. São meninos e meninas, autores, sofredores e espectadores dessa forma de violência, que precisam de ajuda para superar suas dificuldades em suas relações interpessoais. Dessa forma, nos propomos a discutir o fenômeno, a partir de investigações que têm como objetivos traçar um panorama de características do fenômeno à luz da Psicologia Moral. São estudos investigando um universo de 2650 alunos de 8º. e 9º.ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo e 25 diretores dessas mesmas escolas: Estudo 1 ? As características dos personagens como das formas de violência envolvidas nessa prática. Estudo com 150 sujeitos. Estudo 2 ? O diagnóstico dos protagonistas de bullying ? os alvos, os autores e os espectadores. Estudo com 1000 sujeitos. Estudo 3 – O diagnóstico de situações de bullying em diferentes regiões do Estado de São Paulo ? estudo com 1500 sujeitos. Estudo 4- As representações de si ? atribuição de valor a si e ao outro e a correspondência com as práticas de bullying. Estudo com 1000 sujeitos. Estudo 6 ? A atribuição de valor às regras morais ? os desengajamentos morais ou envolvimento ético e a correspondência entre as representações de si e a participação como protagonistas de bullying. Estudo com 1000 sujeitos. Estudo 7 ? O diagnóstico de situações de bullying e as práticas de intervenção ao problema na visão dos diretores de escolas públicas e particulares. Estudo com 25 diretores. Estudo 8 – A implantação de uma proposta de intervenção ao bullying escolar: o projeto atende a três frentes de trabalho ? com os professores, com as crianças e com as famílias.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (3) .
Integrantes: Guilherme Stecca Marcom – Integrante / Pedro José Salles Luis da Fonseca Rosário – Integrante / Anna Karolina Santoro Borges – Integrante / Thais Leite Bozza – Integrante / Mariana Tavares Almeida – Integrante / Ana Lucia de Camargo Meneghel – Integrante / Monica de Castro Capuzzo Padroni – Integrante / Luciene Regina Paulino Tognetta – Coordenador / Vanessa Fagionatto Vicentin – Integrante / Silvia Elayne de Oliveira – Integrante.
Financiador(es): Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral – Cooperação / Grupo Universitário de Investigações em Autorregulação – Cooperação / Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – Auxílio financeiro.