O Grupo

O Grupo de Neurofísica investiga a dinâmica cerebral por meio de técnicas como a ressonância magnética (RM), a eletroencefalografia (EEG), a tomografia ótica (TO) e a tomografia computadorizada por raios X (TC). Estuda  tanto a condição cerebral normal quanto a patológica, a fim de se compreender melhor as estruturas e funções cerebrais.

Assim, nas linhas de pesquisa do grupo  se faz abordagens multimodais combinando as técnicas de investigação mencionadas extraindo informações da dinâmica cerebral, tanto em situação normal quanto patológica. Cada uma dessas técnicas utiliza-se de princípios físicos específicos, o que possibilita múltiplas formas de interação com o tecido cerebral, permitindo extrair do cérebro informações anatômicas e funcionais; estáticas e dinâmicas; elétricas, hemodinâmicas (relacionadas com o fluxo sanguíneo) e metabólicas.

Para realizar essas pesquisas, o grupo interage principalmente com pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas (por meio do Departamento de Neurologia e do Laboratório de Neuroimagem), do Instituto de Computação e da Faculdade de Engenharia Elétrica da Unicamp.

O grupo faz parte de dois importantes projetos de pesquisas da área:   BRAINN (CEPID da FAPESP) e XTReMe (financiado pela FINEP)