Retinhas: Resumo Histórico e Principais Objetivos
A série REunião de Trabalho sobre INterações HAdrônicas teve início em 1990, no Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Organizada por um número então reduzido de pesquisadores, trabalhando em São Paulo e no Rio de Janeiro, teve como objetivo a formação de uma colaboração permanente de pesquisa sobre a Física de Hádrons.
Através de reuniões anuais em instituições de São Paulo (USP, IFT-UNESP, Universidade Presbiteriana Mackenzie) e do Rio de Janeiro (CBPF, UERJ), a série, que agora completa sua 25a. edição, vem se ocupando das principais linhas de pesquisa em Física Hadrônica, em escala mundial, tais como: teorias de campo efetivas, abordagens não perturbativas da QCD, simulação de QCD na rede, hidrodinâmica relativística com aplicações em colisões de íons pesados, interferometria de partículas idênticas, produção e supressão de estranheza e charme na matéria hadrônica, espalhamento difrativo de hádrons em altas energias e outras.
Dentre os objetivos da Retinha, destacam-se:
- reunião dos estudantes e pesquisadores em discussões sobre os resultados mais recentes da área e sobre as pesquisas em desenvolvimento, de modo a fornecer uma visão integrada das atividades da equipe;
- estímulo à consolidação e desenvolvimento dos grupos de pesquisa das diferentes instituições, bem como ao estabelecimento de novas colaborações e de novos grupos;
- incentivo prioritário à apresentação de trabalhos (concluídos ou em andamento) pelos estudantes e jovens pesquisadores, de modo a propiciar a oportunidade de uma primeira comunicação da pesquisa desenvolvida a uma audiência de especialistas e de estudantes da área.
A Retinha tem constituído parte das atividades dos sucessivos Projetos Temáticos de Equipe da FAPESP “Estudo das Interações Hadrônicas a Altas Energias”, coordenados por Yogiro Hama (coordenador) e Fernando Navarra (vice-coordenador). No âmbito do projeto, diversas comunicações apresentadas foram publicadas através das várias edições do Relatório das reuniões, editados pela Gráfica do IFUSP. Devem-se também destacar três edições especiais do Brazilian Journal of Physics: volume 34, N1A (2004), volume 35, N1 (2005) e volume 37, N1 (2007).
Somos gratos à FAPESP pelo contínuo auxílio, processos números 90/4074-5, 93/2463-2, 95/4635-0, 98/2249-4, 00/04422-7, 04/10619-9 e 09/50180-0.