Sobre Ensino Ativo
Excelente artigo na Nature sobre a necessidade de usar evidências para melhorar o ensino de ciências. Leitura obrigatória!
|
Uma reportagem da revista Scientific American sobre o papel das aulas tradicionais como transferência de informação, e o uso de ferramentas computacionais para tal fim. Afinal, para que serve a Universidade?
|
Uma entrevista com Richard Miller, presidente da Olin College, uma das Universidades mais inovadoras no ensino de engenharia nos EUA.
|
Um excelente curso no formato MOOC (Massive Online Open Course) para quem deseja estudar métodos de aprendizagem ativa.
|
Um site com algumas opções de ferramentas computacionais úteis para sala de aula invertida.
|
Ensino de Física ou Ciências
Parabéns ao IF-USP pela iniciativa e o trabalho construído.
|
Um trecho retirado da biografia de Feynman, leitura obrigatória sobre o ensino de Física no Brasil. Uma versão traduzida para o português pode ser encontrada AQUI.
|
Um excelente texto de Oxenham sobre a forma de aprender (e ensinar) ciências, baseado num texto preliminar de Feynman. “Without using the new word… try to rephrase what you have just learned in your own language…”.
|
Fantástico e oportuno texto do Prof. Alaor que traz uma reflexão sobre o (ideológico, não científico) sistema educacional brasileiro.
|
Na mesma linha do clássico de Feynman, uma generalização sobre o ensino de Física na América Latina na década de 50 (embora nada tenha mudado).
|
Um livro produzido pela SBF, destacando os desafios (científicos, estruturais e de recursos humanos) para a Física no Brasil do século XXI.
|
Sobre o sistema de educação superior no Brasil
(Mais) uma crítica ao ensino de engenharia no Brasil publicado no blog de Roberto Lobo, no Estado de SP.
|
Um panorama sobre a formação em engenharia no Brasil, produzido pela revista Época Negócios, explicitando as deficiências e, principalmente, a forma de pensamento obsoleta que predomina não só nos cursos de engenharia mas como todos na área de exatas.
|
Uma análise no blog de Simon Schwartzman na Inside Higher Education.
|
Um artigo da Nature Materials sobre a complexidade de ensino e pesquisa nas grandes universidades públicas nos EUA. A reflexão vale também para as universidades brasileiras, incluindo algumas das iniciativas colocadas pela UC e Berkeley.
|
Uma reportagem da revista FAPESP analisando o sistema de gestão no ensino superior.
|
Uma reportagem da BBC Brasil sobre a qualidade de ensino superior no Brasil.
|
Links interessantes sobre educação superior
Uma análise interessante sobre a educação superior, e um bom modelo de mensagem para os alunos ingressantes na Universidade. Embora eu não concorde com todos os pontos descritos pelo autor, vale a pena a leitura (e a crítica).
|
O título fala por si só.
|
Uma edição especial da prestigiada revista Science sobre os desafios atuais na educação em ciências.
|