Voltar para Ensino

Ensino Superior & Ciências

Sobre Ensino Ativo

 

Excelente artigo na Nature sobre a necessidade de usar evidências para melhorar o ensino de ciências. Leitura obrigatória!

 

Uma reportagem da revista Scientific American sobre o papel das aulas tradicionais como transferência de informação, e o uso de ferramentas computacionais para tal fim. Afinal, para que serve a Universidade?

 

Uma entrevista com Richard Miller, presidente da Olin College, uma das Universidades mais inovadoras no ensino de engenharia nos EUA.

 

Um excelente curso no formato MOOC (Massive Online Open Course) para quem deseja estudar métodos de aprendizagem ativa.

 

Um site com algumas opções de ferramentas computacionais úteis para sala de aula invertida.

 

 

Ensino de Física ou Ciências

 

Parabéns ao IF-USP pela iniciativa e o trabalho construído.

 

Um trecho retirado da biografia de Feynman, leitura obrigatória sobre o ensino de Física no Brasil. Uma versão traduzida para o português pode ser encontrada AQUI.

 

Um excelente texto de Oxenham sobre a forma de aprender (e ensinar) ciências, baseado num texto preliminar de Feynman. “Without using the new word… try to rephrase what you have just learned in your own language…”.

 

Fantástico e oportuno texto do Prof. Alaor que traz uma reflexão sobre o (ideológico, não científico) sistema educacional brasileiro.

 

Na mesma linha do clássico de Feynman, uma generalização sobre o ensino de Física na América Latina na década de 50 (embora nada tenha mudado).

 

Um livro produzido pela SBF, destacando os desafios (científicos, estruturais e de recursos humanos) para a Física no Brasil do século XXI.

 

 

Sobre o sistema de educação superior no Brasil

 

(Mais) uma crítica ao ensino de engenharia no Brasil publicado no blog de Roberto Lobo, no Estado de SP.

 

Um panorama sobre a formação em engenharia no Brasil, produzido pela revista Época Negócios, explicitando as deficiências e, principalmente, a forma de pensamento obsoleta que predomina não só nos cursos de engenharia mas como todos na área de exatas.

 

Uma análise no blog de Simon Schwartzman na Inside Higher Education.

 

Um artigo da Nature Materials sobre a complexidade de ensino e pesquisa nas grandes universidades públicas nos EUA. A reflexão vale também para as universidades brasileiras, incluindo algumas das iniciativas colocadas pela UC e Berkeley.

 

Uma reportagem da revista FAPESP analisando o sistema de gestão no ensino superior.

 

Uma reportagem da BBC Brasil sobre a qualidade de ensino superior no Brasil.

 

 

Links interessantes sobre educação superior

 

Uma análise interessante sobre a educação superior, e um bom modelo de mensagem para os alunos ingressantes na Universidade. Embora eu não concorde com todos os pontos descritos pelo autor, vale a pena a leitura (e a crítica).

 

O título fala por si só.

 

Uma edição especial da prestigiada revista Science sobre os desafios atuais na educação em ciências.