F135 – Mecânica Geral 1

sobreira@ifi.unicamp.br

1º Semestre de 2018

Bibliografia:

Livros disponíveis na Biblioteca da Física.

• Classical Dynamics of Particles and Systems. J.B. Marion, S.T. Thornton, (5ª edição), Saunders College Publishing.    Versão em Português: aqui      Guia de Estudos e possíveis erros: aqui
  • Mecânica: Keith R. Symon (3ª edição), Ed. Campus

Ementa:

Primeira Parte

Mecânica Newtoniana; dinâmica do ponto material; forças dependentes do tempo e da velocidade; noções de cálculo vetorial e sistemas de coordenadas; teoremas de conservação e forças conservativas.

Oscilador harmônico: simples, amortecido e forçado. Princípio de Superposição e forças impulsivas. Caos.

Segunda Parte

Sistemas de partículas; teoremas de Conservação; rotação de um corpo rígido em torno de um eixo fixo; pêndulo simples e composto.

Gravitação Universal.

Terceira Parte

Introdução ao cálculo variacional

Mecânica Lagrangeana e Hamiltoniana.

Avaliação:

O curso terá três provas (P1, P2, P3) e três testes  ( T =  T1+T2+T3 ).  A média de aproveitamento será

A = (P1+P2+P3+T/3)/4 + PE,

Haverá uma tarefa com nota adicional de 5% do curso, PE.  Serão selecionados 5 problemas ao longo do semestre que devem ser discutidos com o PAD, durante um período pré-determinado.  O comparecimento ao PAD constará como uma nota adicional de 0,1 pontos na nota final por cada problema.

Se  A≥7,0  o aluno será aprovado.

Se A<7,0  o aluno fará o Exame Final (E).  Neste caso a média final será dada por

M = (A+E)/2

O aluno será aprovado se M≥5,0.

PS: Note que os testes equivalem a 25% da nota final. Não estudar para os testes vai exigir do aluno uma nota alta nas provas para ser aprovado direto.

Datas das avaliações:

1° Teste 23/08 1ª Prova 06/09
2° Teste 04/10 2ª Prova 18/10
3° Teste 13/11 3ª Prova 29/11
    Exame Final 11/12

Todas as provas serão aplicadas na sala CB01 nos horários agendados

Segunda Chamada -> Os alunos que perderem as provas devido a doença/internação; morte de familiar; serviço militar; qualquer motivo de acordo com o regimento da Unicamp poderão usar o exame como prova substitutiva da que foi perdida.

Para que isso se aplique a ausência tem que ser devidamente comprovada até o prazo de 1 semana após a prova.

Será cobrada presença. Alunos que faltarem acima de 25% das aulas estarão automaticamente reprovado, exceto quando obterem média de aproveitamento acima de 70.

Monitoria:

Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira
12-13 hrs   Matheus Rodrigo Rodrigo
13-14 hrs Matheus Rodrigo Carlos (Exercício) Carlos
18-19 hrs Matheus Rodrigo Carlos (Exercício) Matheus
  • Sala de monitoria: LF33
  • Sala das aulas de exercícios: CB 06

Notas: Nota Final do Curso

Revisão das Provas:  13/12 de 19:00 às 20:50 hrs.  Local: IFGW – DRCC Sala 210.

Gabarito do teste 3 aqui

Listas de Exercícios:

Lista 1 – Revisão de vetores;

Lista 2 – Dinâmica de Uma partícula  (Discutir o problema Q1  com os monitores até o dia 21/08/2018)

Lista3 – Oscilações (Discutir o problema Q1 com os monitores até o dia 04/09/2018)

Lista 4 –  Sistemas de muitas partículas

Lista 5 – Corpos Rígidos (Discutir o problema Q2 com os monitores até o dia 03/10)