DESTAQUE DE CAPA – Physical Review Letters 2001
O artigo How do Au-nanowires break? teve o destaque de ser matéria de capa do fascículo 17 do PRL em 2001. Esta foi a primeira capa de PRL por autores brasileiros em pesquisa feita no Brasil. Isto deu um destaque bastante grande ao artigo. Assim como uma exposição nacional e internacional.
Neste trabalho mostramos como um nanofio de ouro sob tensão evolui a partir de um nanofio com seção finita com alguns átomos de espessura até sua ruptura. O nanofio que evolui, devido a formação de defeitos induz a formação de uma constrição de um átomo conectando duas pontas do fio. Este arranjo evolui em um processo de tensão/deformação, tensionado como uma nano-mola que reduz a tensão pela adição de mais um átomo á cadeia linear (uma linha de átomos conectando as duas pontas do nanofio). Este processo evolui até a formação de uma cadeia linear de cinco átomos, quando ocorre a ruptura da cadeia do nanofio
Este resultado que não usa nenhum dado experimental apresentou bom acordo com resultados experimentais.
Estes resultados foram obtidos com o uso de dinâmica molecular thigh-binding TB-MD).
O trabalho:
How do Au-nanowires break? E. Z. da Silva, A.J.R. da Silva and A. Fazzio. Physical Review Letters, 87, 256102 (2001)
A CAPA:
A mídia brasileira divulgou bastante o trabalho que foi noticiado durante meses em muitas revistas e jornais e é hoje uma referência em nanociência. Em particular a Folha Ciência em sua edição de 4 de janeiro de 2002, publicou artigo de meia página com o título:“Brasileiros rompem fio virtual de ouro”.
Este trabalho teve outros destaques importantes, entre eles:
Destaque na Revista Pesquisa FAPESP (40 ANOS)
Esta linha de pesquisa e nossos trabalhos recebeu destaque na REVISTA PESQUISA FAPESP em sua Edição Comemorativa de 40 anos (Junho 2002) em matéria na pg. 65 com título: Na linha de frente.
Destaque na Revista Pesquisa FAPESP (50 ANOS)
Esta linha de pesquisa e nossos trabalhos recebeu destaque na REVISTA PESQUISA FAPESP em sua Edição Comemorativa de 50 anos (Maio 2012), em matéria na pg. 127 com título: Ourivesaría com átomos.
Destaque, livro: Instituto de Física da USP aos Oitenta Anos
O artigo Nanofios de Ouro, escrito pelo Prof. Antonio J. R. da Silva , (pg.57) destaca nosso trabalho How do Au-nanowires break? suas consequências na pesquisa de nanofios.