Oportunidades

Oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado FAPESP

 

 

Área de conhecimento: Física

Nº do processo FAPESP: 21/06893-3

Título do Projeto: Materiais oticamente ativos estudados por microscopia de varredura de tunelamento

Quantidade de vagas: 1

Pesquisador responsável: Luiz Fernando Zagonel.

Unidade/Instituição: Instituto de Física / Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

E-mail para inscrições: zagonel@unicamp.br

Página web do docente: https://sites.ifi.unicamp.br/zagonel/

 

Resumo

O projeto FAPESP supracitado conta com uma vaga de Pós-Doutorado para atuação no estudo de materiais oticamente ativos via Microscopia de Varredura de Tunelamento (STM). Os estudos estarão concentrados em materiais bidimensionais como TMDs e h-BN ou perovskitas sintetizadas para células solares. As atividades de pesquisa do projeto se situam na fronteira entre estudos mais fundamentais e estudos mais aplicados. Tópicos de interesse incluem: efeitos do substrato nas propriedades de materiais 2D, efeitos de defeitos nos materiais 2D, correlação temporal de fótons únicos, espectroscopia de partícula única (perovskitas e outras nanopartículas), segregação em bordas de grão (perovskitas) e alinhamentos de banda em células solares.

O(a) Pós-Doutor(a) que assumir a vaga deverá protagonizar estudos dentro do projeto e também colaborar com estudantes de pós-graduação atuando no mesmo. Em particular, ele(a) deverá contribuir especificamente atuar na operação do STM em UHV e baixa temperatura.  Ele(a) deverá liderar a instalação de uma câmara de preparação recentemente adquirida dentro do projeto.

Para candidatar, é necessário ter doutorado e experiência com STMs. Experiência com STM operando em UHV e em temperaturas criogênicas será uma vantagem. Experiências prévias valorizadas incluem: materiais 2D, nanopartículas, perovskitas, outras técnicas de SPM (AFM, KPFM) e outras técnicas de superfície (LEED, XPS, UPS).

Interessados devem enviar e-mail para o coordenador do projeto contendo carta de interesse, link para CV Lattes, Sumula Curricular FAPESP e contato de pesquisadores que podem ser contatados para emissão de carta de recomendação.   

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (R$ 8.479,20 mensais) e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.