O Grupo

Grupo de Cronologia (GC)

O termo “cronologia”, no nome do grupo, refere-se à pesquisa sobre métodos de datação (de rochas, por exemplo) por meio da detecção de decaimentos radioativos. Além disso o grupo atua em diversos outros temas em que os elementos radioativos são usados como instrumento de investigação, como medidas da contaminação do ar por radônio e filhos, terapia de câncer por captura de nêutrons por boro (BNCT) e a termocronologia – determinação da história térmica de amostras geológicas, em especial para ajudar na prospecção de petróleo). Realiza pesquisas básicas sobre os traços nucleares –  que são as marcas que as partículas provenientes de decaimentos radioativos deixam nos materiais,  sobre fluxo de nêutrons e taxa de fissão do urânio.

História do Grupo

Cesar Lattes criou o grupo com o objetivo de testar uma hipótese feita por Paul Dirac em 1937 segundo a qual constantes universais como a carga do elétron, a constante de Planck, a velocidade da luz no vácuo e a constante gravitacional, não seriam totalmente constantes, mas variariam no tempo, especialmente no início da história pós-Big-Bang. Se houvesse desvio entre a observação de alguns fenômenos relacionados à física nuclear, poderia se indicar que as constantes universais variavam de algum modo. O grupo passou a trabalhar com o método dos traços de fissão.

Primeiramente era necessário melhorar as determinações da taxa de decaimento do urânio-238 por fissão espontânea e as medidas de fluxo de nêutrons.  Os desvios ainda não foram observados mas, com o tempo, o grupo adquiriu expertise em medidas do traço de fissão.  No início dos anos 80  o grupo adquiriu o detector CR-39 para explorar mais possibilidades nesse método. Entre as novas áreas de pesquisa, estão a termocronologia, a dosimetria da contaminação de radônio radioativo no ar e a medida da taxa da reação 10B(n, alfa), ligada ao tratamento do câncer por BNCT. No fim dos anos 1990, começou a interação com a Petrobras para usar a termocronologia na prospecção de petróleo. Continuam, enquanto isso, as pesquisas básicas sobre medidas de fluxo de nêutrons, da taxa de decaimento do urânio-238 e sobre a influência da temperatura no annealing.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Escola de Inverno – “Interações da Radiação com a Matéria” – FI224A

Vídeos de plenárias, palestras e mini-cursos   Palestras:     Plenárias: Mini-Curso: Maik Lang – Fundamentos de interações de partículas carregadas com a matéria  Luciano Pandola – Geant 4 Pedro Moreira – Dinâmica Molecular   “Interações da Radiação com a Matéria” FI224A – Tópicos em Cronologia, Raios Cósmicos e Altas Energias II Coordenadores: Dra. Ana …

Leia mais

Evento – Minicurso “Monte Carlo simulations in medical physics”, profa. Profa. Silva Bortolussi (Instituto Nazionale di Fisica Nucleare)

O Grupo de Cronologia trouxe a Profa. Silva Bortolussi (Instituto Nazionale di Fisica Nucleare) para ministrar de 30/10/15 a 18/11/2015 o Minicurso intitulado: “Monte Carlo simulations in medical physics”.   Monte Carlo simulations in medical physics Silva Bortolussi (Instituto Nazionale di Fisica Nucleare) This course is dedicated to a first introduction of Monte Carlo techniques …

Leia mais