↑ Retornar para Pesquisa

Instituições e Parceiros

Aqui você encontra informações sobre a infraestrutura de pesquisa de todas as instituições e parceiros do Fotonicom:

  • Instituição Sede: Unicamp – Universidade Estadual de Campinas

Instutições Associadas

  • ITA e IEAv - Instituto Tecnológico da Aeronáutica e Instituto de Estudos Avançados
  • UFTPR – Universidade Federal Tecnológica do Paraná
  • UFC - Universidade Federal do Ceará
  • UFPA – Universidade Federal do Pará
  • UFBA - Universidade Federal da Bahia
  • UFPE – Universidade Federal de Pernambuco
  • UnB – Universidade de Brasília
  • CPqD
  • BrPhotonics

Unicamp

Unicamp  - Universidade Estadual de Campinas  Plataforma de testes (Testbed) ópticos KyaTera Esta é uma plataforma óptica que interconecta quase todos os laboratórios de P&D em comunicações ópticas no Estado de São Paulo.  Nesta plataforma serão realizados os testes dos dispositivos desenvolvidos no Fotonicom bem como dos produtos desenvolvidos por nossos parceiros industriais. Esta rede …

Ver página »

ITA & IEAv

ITA e IEAv  - Instituto Tecnológico da Aeronáutica e Instituto de Estudos Avançados (fotos da infra) A infraestrutura fotônica integrada de pesquisa no ITA e IEAv inclui lasers ajustáveis, detectores e moduladores de alta velocidade, analisadores de espectro óptico e elétrico (30 GHz). Possui também uma sala limpa de 35 m2 de classes de 10.000 …

Ver página »

UFTPR

UFTPR – Universidade Federal Tecnológica do Paraná  A UTFPR possui uma instalação bem equipada para a gravação óptica de dispositivos usando feixes de laser, incluindo grades de Bragg com fibras "chirpadas" que também serão utilizados para gravar e ajustar dispositivos nanofotônicos embarcados. A instalação de gravação conta com dois lasers excimer pulsados (KrF e IRA), …

Ver página »

UFC, UFPA, UFBA, UFPE e UnB

UFC - Universidade Federal do Ceará, UFPA – Universidade Federal do Pará, UFBA  - Universidade Federal da Bahia, UFPE – Universidade Federal de Pernambuco e UnB – Universidade de Brasília (fotos das infras) A infraestrutura dessas instituições é baseada principalmente em equipamento computacional e ferramentas de simulação.

Ver página »

CPqD

CPqD - Laboratório de Transmissão óptica de Alta Velocidade O laboratório tem capacidade para realizar a transmissão óptica de formatos de modulação de alta ordem (DP-QPSK, N-QAM, Co-OFDM) com taxas de 100GB / s, 400 GB / s, até 1 Tb/s por canal. Este desempenho é obtido através da utilização de moduladores integrados de alta velocidade, …

Ver página »

BrPhotonics

BrPhotonics Em parceria com o CPqD, BrPhotonics possui 200 m2 de sala limpa para a fabricação moduladores electro-ópticos em silício e a base de polímeros. Esses moduladores devem compor transmissores e receptores de 100 e 400 Gb/s.

Ver página »