Voltar para RELATÓRIO PIBID 2015

PIBID 2015 – Planos de aula e sequências didáticas

ROTEIROS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

• Lançamentos – Explicar aos alunos as diferenças entre os lançamentos vertical, horizontal e oblíquo; relembrar os conceitos de velocidade média e aceleração, assim como conceitos trigonométricos necessários. Utilização e contextualização desses estudos em nosso dia a dia.
  • Pilhas e Corrente Elétrica – Introduzir os alunos conceitos iniciais sobre carga, corrente e circuitos elétricos, bem como sobre o funcionamento de pilhas e baterias abordando, para isso, as reações de oxirredução.
  • Pressão, Volume e Temperatura –  Esse plano de aula foi trabalhado com os alunos na sala de informática, a fim de que eles usassem um simulador do site Phet Colorado sobre os estados da matéria, nos quais era possível que os alunos controlassem variáveis de um sistema fechado tal como: pressão, volume e quantidade de partículas dentro do recipiente.
  • Energia Interna e Gás Ideal – Plano de aula para que os alunos percebam os conceitos de energia interna, e de como ela está relacionada a temperatura de um gás e seu número de mols.
  •  Calorimetria – Aqui nosso objetivo foi reforçar os conceitos relativos à calorimetria (já apresentados no turno), buscando discutir com os alunos situações-problema envolvendo as noções de calor, temperatura, equilíbrio térmico e mudança de estado físico dos materiais com as suas implicações.
  • Equação do 2o Grau – A partir de conhecimento prévio e pesquisa em livros didáticos, foi preparada uma aula que abordasse com os alunos sobre o que são equações do segundo grau, como resolvê-las a partir de equações e gráficos. Esses fundamentos são importantes nas discussões físicas em várias situações e temáticas.
  • Movimento Retilíneo Uniforme – Aqui procuramos estabelecer a discussão com os alunos sobre o comportamento dos móveis em movimento retilínio univorme(MRU) e as relações que poderíamos estabelecer através da compreensão de seu comportamento, buscando ampliar a análise gráfica e sua aplicação em exercícios.
  • Velocidade Média – O objetivo desta atividade é trabalhar o conceito de velocidade média, sendo que esse material foi trabalhado a partir de conhecimento prévio e pesquisa em livros didáticos, sendo preparada uma aula que abordasse desde a discussão com os alunos sobre o que é velocidade, grandezas físicas, conceito de espaço, tempo e referencial.
  •  Resistores e Voltímetro – Esperamos que após essa aula, os alunos devam ser capazes de montar uma associação mista de resistores; verificar a distribuição da corrente e da tensão no circuito ; comparar os dados obtidos com a medida no voltímetro em relação às teorias apresentadas em sala de aula. Para poder medir as grandezas, será necessário o treinamento para utilização de equipamentos de medição para eletricidade, nesse caso o multímetro operando como voltímetro e amperímetro.
  • Associação de Resistores – O objetivo dessa atividade é relacionar os conceitos da primeira lei de Ohm aplicado ao circuito elétrico composto por uma associação mista de resistores. Nessa atividade, espera-se que os alunos, através da teoria exposta em sala de aula, sejam capazes de montar um circuito com associação mista de resistores.
  • Velocidade de Escape – O objetivo era introduzir o conceito de velocidade de escape. Pesquisei sobre o tema e preparei a sequência com que iria introduzir o contéudo, bem como a sequência de exercícios propostos para a fixação do conteúdo, buscando contextualizar em buracos negros, então indiquei para que os alunos assistissem o filme “Interestelar” sendo parte da aula comentar o filme. Primeiramente introduzi o conceito de gravidade, deduzindo com os alunos a formúla para medir a aceleração gravitacional, após isso passei alguns valores de gravidade de outros planetas e introduzi o conceito de velocidade de escape.