O Laboratório de Léptons faz parte do Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia do Instituto de Física Gleb Wataghin na UNICAMP.
O Laboratorio de Léptons é dedicado à pesquisa na área de detetores de partículas, mais especificamente no desenvolvimento de dispositivos que detectam a luz de cintilação do argônio líquido e a luz Cherenkov em água. Através destes dispositivos e possível estudar a física de neutrinos e de raios cósmicos.
Os neutrinos são a segunda partícula mais abundante no Universo, ficando atrás apenas dos fótons. Por conta de sua participação nas interações que formam a matéria e a antimatéria, os estudos dos neutrinos podem revelar informações primordiais para se compreender a origem dos elementos existentes.
Grandes experimentos ao redor do planeta estudam formas mais eficientes de detectá-los e o Laboratório de Léptons trabalha em conjunto com o maior experimento de detecção de neutrinos, o Deep Underground Neutrino Experiment (DUNE), localizado no Fermilab.
O DUNE está na fase de construção e testes, os principais objetivos que buscam alcançar são: violação da simetria CP, decaimento do próton, detecção de neutrinos produzidos por um colapso estelar (neutrinos de supernova) e determinar a hierarquia das massas dos neutrinos (muônico, tauônico e eletrônico).
Mais de 1000 pesquisadores contribuem para que esse projeto possa ser realizado.