F-415 Mecânica Geral II (1o. semestre de 2016)

Primeiro semestre de 2016


AVISOS: 

Ver notas do Exame e Médias Finais.

 

Prof. Eduardo Miranda
Sala 236 – DFMCIFGW (Tel.: 3521-5486)
E-mail: use essa página
Horário: Terças-feiras (sala CB-14) e quintas-feiras (sala CB-11), das 10 às 12h

Monitoria: Segundas-feira das 18 às 18:50 e terças, quartas e quintas-feiras, das 13 às 13:50.

 

  1. Estrutura das aulas.
  2. Listas de problemas.
  3. Moodle.
  4. Notas da P1.
  5. Notas da P2.
  6. Notas da P3.
  7. Notas do Exame.
  8. Notas.

Livro adotado: Classical Dynamics of Particles and Systems, Jerry B. Marion and Stephen T. Thornton, 4th Edition, Harcourt College Publishers, 1995.
Fontes adicionais:
Mechanics, Keith R. Symon, 3rd Edition, Addison-Wesley, 1971.
Classical Mechanics, Herbert Goldstein, 2nd Edition, Addison-Wesley, 1980 (mais avançado).

Alguns links interessantes

(ATENÇÃO: ARTIGOS DE REVISTAS CIENTÍFICAS PODEM SER BAIXADOS DE DENTRO DA UNICAMP OU USANDO O VPN):

  • Applets de assuntos da disciplina:
  • Caos: Página com vários applets de sistemas caóticos. Outra página. O pêndulo duplo. Livro sobre caos.
  • Um texto sobre como estudar Física (em inglês)
  • Sobre o efeito desprezível da força de Coriolis no vórtice de escoamento de ralos (o chamado “Bathtub vortex”): experimento que mostrou que o efeito pode ser observado se enorme cuidado é tomado para eliminar outras influências. Como o artigo é pago, veja aqui comentário sobre o artigo.
  • Videos do pêndulo de Foucault: no Museu de Ciências e Indústria de Chicago; numa demonstração de laboratório.
  • Vários problemas envolvendo correntes ou cordas caindo ou sendo puxadas:
    • A corda/corrente caindo por um buraco ou pela borda de uma mesa (problema 9.15 do Marion/Thornton). Esse artigo mostra que a suposição de conservação de energia não funciona. O tratamento que não assume conservação de energia dá uma descrição melhor, porém não perfeita, provavelmente por causa da natureza discreta da corda/corrente, do caráter não unidimensional de uma corda/corrente real (a parte em cima da mesa não ocupa apenas um ponto) e outras diferenças entre o caso real e o modelo idealizado.
    • A corda/corrente caindo sobre uma mesa (exemplo 9.10 do Marion/Thornton). Esse problema é usualmente resolvido assumindo que a corda/corrente em queda tem aceleração g. Entretanto, esse artigo mostra que uma corda/corrente real “puxa” a corda/corrente em queda e aumenta sua aceleração em relação a g. Veja também as explicações e videos desse site dos autores do artigo. Esse outro artigo também é relacionado.
  • Esse video mostra a rotação livre de torques de um livro na Estação Espacial Internacional. O livro tem os três momentos de inércia principais diferentes entre si, como um controle remoto. video mostra como as rotações em torno dos momentos de inércia máximo ou mínimo são estáveis, enquanto a rotação em torno do momento de inércia intermediário é instável (“Teorema do controle remoto”).

  • Video demonstrando algumas propriedades de giroscópios, que nada mais são que piões simétricos.

  • Espectro de absorção no infravermelho do CO2, mostrando os modos de vibração da molécula.

 

Ementa: Caps. 8 ao 14 do Marion-Thornton.

  1. Forças centrais.
  2. Sistemas de partículas.
  3. Referenciais não inerciais
  4. Dinâmica de corpos rígidos.
  5. Oscilações acopladas.
  6. Meios contínuos e ondas.
  7. Teoria especial da Relatividade.

Avaliação: 3 provas (P1, P2, P3). Uma questão de cada prova será retirada das listas de problemas.
M = (P1 + P2 + P3)/4
Se M ≥ 7.0, MF (Média Final) = M
Se M < 7.0, MF = (M + E)/2, onde E = Exame final
Aprovado se MF ≥ 5.0

Datas das provas:
P1: 05 de abril (Caps. 8 e 9)
P2: 12 de maio (Caps. 10 e 11)
P3: 07 de julho (Caps.12, 13 e 14)

E: 12 de julho

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