Primeiro semestre de 2016
AVISOS:
Ver notas do Exame e Médias Finais.
Prof. Eduardo Miranda
Sala 236 – DFMC – IFGW (Tel.: 3521-5486)
E-mail: use essa página
Horário: Terças-feiras (sala CB-14) e quintas-feiras (sala CB-11), das 10 às 12h
Monitoria: Segundas-feira das 18 às 18:50 e terças, quartas e quintas-feiras, das 13 às 13:50.
- Estrutura das aulas.
- Listas de problemas.
- Moodle.
- Notas da P1.
- Notas da P2.
- Notas da P3.
- Notas do Exame.
- Notas.
Livro adotado: Classical Dynamics of Particles and Systems, Jerry B. Marion and Stephen T. Thornton, 4th Edition, Harcourt College Publishers, 1995.
Fontes adicionais:
Mechanics, Keith R. Symon, 3rd Edition, Addison-Wesley, 1971.
Classical Mechanics, Herbert Goldstein, 2nd Edition, Addison-Wesley, 1980 (mais avançado).
Alguns links interessantes
(ATENÇÃO: ARTIGOS DE REVISTAS CIENTÍFICAS PODEM SER BAIXADOS DE DENTRO DA UNICAMP OU USANDO O VPN):
- Applets de assuntos da disciplina:
- Forças centrais: 1a. lei de Kepler; 2a. lei de Kepler; órbitas planetárias;
- Dinâmica de corpos rígidos: rotação livre de um corpo simétrico; o pião; a precessão dos equinócios: o polo celestial (outro).
- Oscilações acopladas: dois pêndulos acoplados por uma mola; 5 massas acopladas;
- Ondas em meios contínuos: corda vibrante;
- Caos: Página com vários applets de sistemas caóticos. Outra página. O pêndulo duplo. Livro sobre caos.
- Um texto sobre como estudar Física (em inglês)
- Sobre o efeito desprezível da força de Coriolis no vórtice de escoamento de ralos (o chamado “Bathtub vortex”): experimento que mostrou que o efeito pode ser observado se enorme cuidado é tomado para eliminar outras influências. Como o artigo é pago, veja aqui comentário sobre o artigo.
- Videos do pêndulo de Foucault: no Museu de Ciências e Indústria de Chicago; numa demonstração de laboratório.
- Vários problemas envolvendo correntes ou cordas caindo ou sendo puxadas:
- A corda/corrente caindo por um buraco ou pela borda de uma mesa (problema 9.15 do Marion/Thornton). Esse artigo mostra que a suposição de conservação de energia não funciona. O tratamento que não assume conservação de energia dá uma descrição melhor, porém não perfeita, provavelmente por causa da natureza discreta da corda/corrente, do caráter não unidimensional de uma corda/corrente real (a parte em cima da mesa não ocupa apenas um ponto) e outras diferenças entre o caso real e o modelo idealizado.
- A corda/corrente caindo sobre uma mesa (exemplo 9.10 do Marion/Thornton). Esse problema é usualmente resolvido assumindo que a corda/corrente em queda tem aceleração g. Entretanto, esse artigo mostra que uma corda/corrente real “puxa” a corda/corrente em queda e aumenta sua aceleração em relação a g. Veja também as explicações e videos desse site dos autores do artigo. Esse outro artigo também é relacionado.
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Esse video mostra a rotação livre de torques de um livro na Estação Espacial Internacional. O livro tem os três momentos de inércia principais diferentes entre si, como um controle remoto. O video mostra como as rotações em torno dos momentos de inércia máximo ou mínimo são estáveis, enquanto a rotação em torno do momento de inércia intermediário é instável (“Teorema do controle remoto”).
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Video demonstrando algumas propriedades de giroscópios, que nada mais são que piões simétricos.
- Espectro de absorção no infravermelho do CO2, mostrando os modos de vibração da molécula.
Ementa: Caps. 8 ao 14 do Marion-Thornton.
- Forças centrais.
- Sistemas de partículas.
- Referenciais não inerciais
- Dinâmica de corpos rígidos.
- Oscilações acopladas.
- Meios contínuos e ondas.
- Teoria especial da Relatividade.
Avaliação: 3 provas (P1, P2, P3). Uma questão de cada prova será retirada das listas de problemas.
M = (P1 + P2 + P3)/4
Se M ≥ 7.0, MF (Média Final) = M
Se M < 7.0, MF = (M + E)/2, onde E = Exame final
Aprovado se MF ≥ 5.0
Datas das provas:
P1: 05 de abril (Caps. 8 e 9)
P2: 12 de maio (Caps. 10 e 11)
P3: 07 de julho (Caps.12, 13 e 14)
E: 12 de julho