C-Arapuca – Um novo dispositivo para detecção da radiação Cherenkov na água
Será estudado e desenvolvido um inovador dispositivo fotoeletrônico para registrar fótons Cherenkov produzidos em água.  Esse dispositivo será instalado em um Water-Cherenkov Detector construído especialmente para estudar a sua performance. O princípio de funcionamento do C-Arapuca é similar ao do X-ARAPUCA, isto é, aprisionamento de fótons em uma caixa refletora até eles serem detectados por fotomultiplicadores de silício (SiPMs). O sucesso deste projeto permitirá a utilização do novo Water-Cherenkov Detector na realizaçãoo de experimentos em Física de Astropartículas com maior eficiência e menor custo.

Detecção de eventos solares transientes

O estudo da atividade solar é uma área muito ativa de pesquisa devido ao interesse crescente na relação entre os ciclos de atividade solar, o clima e as telecomunicações. Satélites localizados no ponto de Lagrange 1, como o SOHO e ACE, monitoram a atividade solar continuamente. Porém, o seu maior potencial esta restrito à detecção da radiação eletromagnética, com destaque para a radiação X, já que a radiação X se propaga em trajetória retilínea entre o Sol e a Terra. Partículas solares enérgicas (PSE), partículas de alta energia (prótons, elétrons e íons) provenientes do Sol, com energia que varia de alguns keV até centenas de GeV, são originadas em processos solares transientes como as explosões solares conhecidas como flares solares . Elas não se propagam em linha reta, seguem espiralando as linhas do campo magnético interplanetário (espiral de Parker). O objetivo principal deste projeto é a construção de dois telescópios de múons, partículas da radiação cósmica secundária, originadas na atmosfera principalmente por interações de prótons de energia maior a um GeV para a detecção e monitoramento desses eventos solares transientes. Pelo fato de estarmos dentro da região da Anomalia Magnética do Atlântico Sul, a rigidez magnética de corte para partículas carregadas provenientes do espaço externo é muito baixa. Isto permite uma sensibilidade aos telescópios de partículas deste projeto suficiente para observar flares e outros eventos solares de pequena escala.

Estudo dos raios cósmicos de mais altas energias com o Observatório Pierre Auger
O Observatório Pierre Auger tem como objetivo principal o estudo de raios cósmicos na faixa de energias acima de 10^18 eV. Atualmente, esses raios cósmicos são as partículas de mais alta energia já observadas na natureza. Os dados experimentais obtidos no Observatório permitem avançar no conhecimento da origem, processos de aceleração, propagação desde as fontes até a Terra, composição e espectro energético desses raios cósmicos de energias ultra altas. O Observatório está localizado próximo à cidade de Malargüe, na Argentina.

2008 – 2011   Sinais da radiação cósmica em detectores de ondas gravitacionais
Estudo de sinais termoacústicos em detectores de ondas gravitacionais gerados pela interação de raios cósmicos. Construção e instalação de um veto de raios cósmcos junto ao detector de ondas gravitacionais Mario Scheinberg.
A primeira detecção direta de ondas gravitacionais é provavelmente a observação mais importantes deste século. Uma nova janela para a observação do universo foi inaugurada.  O detector de ondas gravitacionais Mario Schenberg é composto de uma antena esférica de cobre (94%)-alumínio (6%) de 1,15 toneladas e 65 cm de diâmetro. Ele operou até 2016 no IF-USP e depois foi desmontado e transportado para o INPE-SJC.