História do Grupo

O GEFAN surgiu a partir de conversas de alguns pesquisadores da área de física de partículas, mas de diferentes especialidades, que gostariam dar ênfase, nas suas investigações, aos neutrinos. Entre eles, estavam Vicente Pleitez, do Instituto de Física Teórica da Unesp, Renata Zukanovich Funchal, da USP, e Marcelo Moraes Guzzo, do Grupo Teórico do IFGW.

A partir de 1992, aconteceu um processo de aprendizagem da nova sub-área, os professores começaram a orientar alunos que foram enviados ao exterior e cientistas do exterior foram agregados à equipe. Um grupo informal foi constituído, com reuniões na Unicamp, na USP e na Unesp, e esses cientistas passaram a colaborar entre si em diversas pesquisas.

A intenção original era usar os neutrinos para testar propriedades fundamentais das partículas elementares relacionadas à teoria atual, o Modelo Padrão. Para isso, os membros do grupo informal que pertenciam ao IFGW constituíram o Grupo de Física e Astrofísica dos Neutrinos, ainda com colaboração com os pesquisadores da USP e da Unesp.

As pesquisas foram se diversificando com a chegada de novos pesquisadores: foram introduzidas pesquisas com neutrinos de supernovas, neutrinos solares, interações não-padrão e sobre a relação entre neutrinos e a cosmologia.