Um resumo do que é o projeto e algumas das suas conexões.
Este projeto tem como objetivo introduzir atividades de Ciências, especialmente Física, aos alunos desde a 1a série do Ensino Fundamental até a 4a série, atualmente 2º ano até o 5º ano. As avaliações dos professores serão de enorme importância para a evolução desta atividade. Entre a sua primeira versão e a atual há muito do que aprendi com professores e alunos. Uma experiência ainda não realizada são as turmas baseadas em ciclos que utilizassem por dois anos.
A escolha do objeto para iniciar a pesquisa, o calendário, foi feita por diversas razões, seguem algumas.
- É um conhecimento utilíssimo e resultado de pesquisa por vários séculos. As suas primeiras versões conhecidas datam de épocas próximas de a espécie humana ter deixado de ser nômade e passar a morar numa região fixa. Para que a sedentarização ocorresse foi muito importante desenvolver a agricultura e o calendário foi essencial para isto. Não é possível desenvolver a agricultura sem uma previsão do clima.
- Diversos povos contribuíram para o desenvolvimento do calendário, são centenas, e a maioria de forma independente. Mesmo hoje existem diversos calendários em uso.
- O entendimento do funcionamento do calendário está ligado a muitas questões que deram origem ao nascimento da Física.
- É possível fazer um tratamento multidisciplinar, pois no calendário temos diversos temas ligados a História, a Geografia e a Matemática.
- É possível fazer muitas experiências interessantes e relevantes utilizando matérias que todas as escolas dispõem tais como lápis, papel, um globo terrestre, lâmpada, um relógio, um termômetro e um calendário.
Para introduzir o aluno neste projeto é essencial que eles tenham uma atividade diária, medir a temperatura e colocar numa tabela, ou de algumas vezes por semana, como desenhar o céu. Ela deve ocorrer de preferência na mesma hora do dia, de preferência fora da sala de aula, e que reproduza sempre a mesma região do céu. Estes desenhos devem ser datados, guardados e analisados semanalmente para que o aluno perceba o comportamento do clima da sua região.
Duas outras atividades que você deve fazer com periodicidade no mínimo mensal ou quinzenal. Determinar a hora que o sol nasce a que ele se põe. Escolher um local na sua sala ou na sua escola onde, na periodicidade escolhida, e na mesma hora, você marcará a sombra de um objeto. Esta última observação permitirá aos alunos determinar o ano.
Com estas atividades esperamos que os alunos desenvolvam uma atitude interrogativa frente ao conhecimento e que percebam o quanto de Ciência e Cultura está presente no calendário, mantenham a curiosidade infantil de perguntar.
Nada disto será possível sem a atuação interessada do(a) professor(a).