Um guia para o material

Um guia para o material.

Este texto busca resumir os objetivos específicos de aprendizagem e sugere uma metodologia para trabalhar com o material.

O que buscamos com as atividades do projeto o Calendário e a Medida do Tempo?

Ela tem como objetivo ensinar alguns conceitos de Física para os alunos da 1ª  a 4ª  série, 2º ao 5º ano, do Ensino Fundamental de uma forma lúdica e divertida. Para isto, utiliza um instrumento usado por qualquer pessoa, o calendário. A pergunta inicial é entender porque inventaram o calendário e na busca pela resposta trabalhar com diversos conceitos e grandezas da Física começando pela Medida do Tempo.

A maneira com o aluno irá trabalha também tem seu papel formador. Desenhar o céu algumas vezes por semana, colocar no desenho as informações relevantes, como a hora e temperatura do momento, guardar os desenhos, discuti-los e tirar conclusões sobre o clima, participar das outras atividades, escrever sobre a sua interpretação, argumentar e aceitar mudar de opinião, tudo isto tem o seu papel educativo. Há grandes semelhanças entre estas atitudes e a de um pesquisador no seu trabalho. Estas atividades vão gerar uma série de dados experimentais comentados, desenhos e dados, que irão permitir ao aluno aprender a tirar conclusões a partir deles. Isto é o coração de algumas avaliações sobre o aprendizado de Ciências.

Tópicos que os alunos podem aprender através deste material:

• Entender o que é ano, as estações, o mês, o dia, e como eles se relacionam com o movimento relativo entre a Terra e o Sol.
  • Relacionar as estações do ano e a duração da parte clara do dia.
  • Aprender como se mede um intervalo de tempo exemplo um ano.
  • Como se sabe que passou um ano? Mudança na sombra do Sol.
  • O que é um planeta?
  • O que é um relógio, com funciona.
  • O que é o movimento.
  • A Terra é redonda e estamos sobre ela presos pela atração gravitacional.
  • Relação entre Luz e Calor.

Quantos tópicos vão ser trabalhados dependerá da idade de seus alunos, do que você gosta, do tempo dedicado as tarefas e das condições da escola. Não se preocupe se só puder trabalhar poucos objetivos. Estes conhecimentos são desconhecidos para a maioria das pessoas. Muitas explicações sobre as estações do ano presentes em livros estão equivocadas.

Como é que os alunos devem aprender?

A proposta é que a criança atue da mesma forma como se faz uma pesquisa científica. Deve-se planejar as atividades, a busca dos dados e garantindo a sua organização e registro ao longo do ano.  Deve-se planejar discussões com os colegas para que busquem o entendimento sobre as atividades. Sugerimos que se leia literatura sobre o assunto, que eles escrevam sobre as atividades e aos poucos eles perceberão.

Aprender Ciência exige alguns cuidados. É preciso garantir em sala o direito de errar e entender que a correção desta concepção deve ser um processo de debate e de argumentação. Há inúmeros exemplos na História da Ciência de mudanças de concepção. Um exemplo muito conhecido está no texto sobre a Cosmologia de Ptolomeu, que nos remete as origens da concepção geocêntrica do universo que foi abandonada no século XVII. Na medida do possível deixe os próprios alunos discutirem e mudarem de posição.

Um das características importantes do processo de aprender Ciências é aprender a tirar conclusões a partir da experiência. Isto poderá permitir o aluno  saber como se comportar frente a um assunto que ele não conhece, aprender a aprender.

O professor é o guia dos alunos. O seu entusiasmo é a motivação deles. O material dos professores tem como objetivo melhorar o domínio dos conteúdos. Muitos destes tópicos farão com que os alunos façam inúmeras questões.

Esta proposta tem uma atividade mínima e que deve ser feita durante todo o ano.

• Desenhar o céu algumas vezes na semana. Colocar data, hora e a  temperatura.
  • Construa uma tabela mensal da temperatura na escola sempre na mesma hora.
  • Escolha um local na sua escola onde bate Sol e quinzenalmente marque numa cartolina a sombra do Sol. Se tiver nublado espere o dia seguinte.
  • A cada quinze dias busque o horário do nascer e do por do Sol e com eles construa uma tabela. Vários portais de previsão do tempo fornecem esta informação um deles é o http://www.cptec.inpe.br/

Com os dados obtidos através destas observações os alunos estão prontos a vivenciar e a redescobrir o ano e muitas outras coisas.